Negócios

Chefe de comércio dos EUA expressa preocupação à China, diz Washington

Chefe de comércio dos EUA expressa preocupação à China, diz Washington

Bandeiras da China e dos Estados Unidos em Xangai

Por Colin Qian e Engen Tham e Tony Munroe

XANGAI/WASHINGTON (Reuters) – A principal autoridade de comércio do governo dos Estados Unidos relatou à China preocupações em Washington com as políticas industriais de Pequim, informou o Departamento de Comércio dos Eua nesta quinta-feira, na mais recente discussão de alto nível à medida que os países discutem suas divergências.

O departamento informou que o telefonema da secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, com o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, também incluiu uma conversa sobre a visão de Washington acerca da “necessidade de igualdade de condições para empresas norte-americanas na China e a importância de proteger a tecnologia norte-americana de usuários não autorizados”.

O Ministério do Comércio chinês disse separadamente que ambas as autoridades concordaram em manter as linhas de comunicação abertas.



“Eles concordaram em promover o desenvolvimento saudável do comércio e dos investimentos e cooperar de forma pragmática para lidar com suas diferenças”, disse o ministério chinês.

As duas maiores economias do mundo estão em desacordo em diversas frentes, com o Senado dos EUA aprovando esta semana um amplo pacote de leis com o objetivo de aumentar a capacidade do país de competir com a tecnologia chinesa, atraindo fortes críticas de Pequim.

Na quarta-feira, no entanto, o presidente Joe Biden retirou uma série de decretos da era Trump que buscavam proibir novos downloads dos populares aplicativos WeChat e TikTok, de propriedade chinesa, e ordenou uma revisão do Departamento do Comércio das questões de segurança apresentadas por esses e outros aplicativos.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH590YA-BASEIMAGE

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago