O ChatGPT demonstrou capacidade de antecipar os movimentos do mercado de ações com base em notícias corporativas e é capaz de entender as declarações do Federal Reserve (Fed), de acordo com um par de estudos.

O primeiro estudo, realizado no Fed de Richmond, descobriu que o ChatGPT-4 é capaz de classificar as declarações do Fed em cinco categorias de uma maneira que se alinha estreitamente com os leitores humanos, informou o Business Insider.

+ Tailandês diz ter ganhado na loteria com números sugeridos pelo ChatGPT

Os pesquisadores incumbiram o chatbot de IA de classificar as declarações do Fed como dovish, principalmente dovish, neutro, principalmente hawkish ou hawkish.

O resultado superou outros modelos de IA em designações correspondentes por leitores humanos.

“A sentença indica a expectativa do comitê de começar a implementar seu programa de normalização de balanços em breve, o que é um sinal claro de aperto da política monetária, desde que a economia evolua conforme o esperado”, escreveu o GPT-4 sobre uma declaração que considerou hawkish, de acordo com Insider de negócios.

Outro estudo da Universidade da Flórida examinou a capacidade do ChatGPT de antecipar movimentos do mercado de ações com base em notícias corporativas públicas e descobriu que a versão mais recente da IA ​​exibia uma forte capacidade de prever movimentos.

“Usamos o ChatGPT para indicar se uma determinada manchete é uma notícia boa, ruim ou irrelevante para os preços das ações das empresas. Em seguida, calculamos uma pontuação numérica e documentamos uma correlação positiva entre essas ‘pontuações do ChatGPT’ e os retornos diários subsequentes do mercado de ações”, escreveram os pesquisadores.

“Além disso, o ChatGPT supera os métodos tradicionais de análise de sentimento. Descobrimos que modelos mais básicos, como GPT-1, GPT-2 e BERT [um modelo financeiro existente], não podem prever retornos com precisão”.

A equipe continuou dizendo que incorporar a análise de IA nas estratégias de negociação provavelmente se tornará a norma.

O ChatGPT e outros AIs de modelos de linguagem semelhantes entraram em cena nos últimos meses e muitas empresas começaram a explorar como eles podem ser usados.