O Carrefour não quer nem pensar em perder o título de líder do varejo brasileiro. Para tirar da sua cola o rival Pão de Açúcar, a rede francesa decidiu jogar justamente com as armas do concorrente. Na semana passada foi apresentada a nova marca do grupo, a Champion. O modelo será semelhante ao das lojas Pão de Açúcar, voltadas para o atendimento em bairros. Para ter preços competitivos, a previsão é que 15% dos produtos sejam de marca própria. ?Queremos ser a loja mais barata do bairro?, diz Régis Croizet, diretor do grupo. A nova rede já começa com 123 lojas, espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal. Todas são resultado de aquisições feitas pela empresa nos últimos anos. A partir do ano que vem, segundo Croizet, a tendência para a expansão da bandeira será a construção de novas unidades, não mais a aquisição de outras marcas. ?A não ser que apareça um bom negócio?, avisa.

A rede francesa, segundo maior grupo varejista no mundo, não pretende ficar apenas na marca Champion. Executivos da matriz estão no Brasil fazendo os primeiros estudos para trazer uma outra bandeira popular, chamada Dia. É um modelo com lojas pequenas, com poucas marcas para cada produto e com grande quantidade de itens com descontos. A rede já está em países da Europa, instalou-se recentemente na Argentina e poderá ser uma das próximas apostas no mercado brasileiro.