Os Estados Unidos vivem hoje uma das maiores expansões econômicas de sua história, porém o cenário favorável pode mudar rapidamente. Ao menos é o que apostam CFO’s (chief financial officer) de grandes empresas americanas segundo estudo realizado pela Duke University em parceria com a CFO Business Outlook. A pesquisa mostrou que 48,1% dos CFO’s dos Estados Unidos esperam que a economia americana atinja nível de recessão até metade de 2020, enquanto 69% destes executivos apostam em recessão até o final do próximo ano.

Os resultados corroboram outras pesquisas feitas pela universidade de Duke. Segundo o professor da universidade, John Graham, um dos motivos para esperar uma recessão nos Estados Unidos em 2020 são os efeitos paralisantes da incerteza política e econômica nos negócios do país causados pela guerra comercial, que estão em compasso de espera e podem diminuir as projeções de crescimento econômico.

Mesmo com o crescimento dos últimos anos e a mais baixa taxa de desemprego em 49 anos, os CFO’s americanos alegam temor em continuar a contratar. 45% dos entrevistados disseram que seu maior medo no momento é a capacidade de contratar e manter funcionários qualificados. Por conta da falta de mão de obra de qualidade, 83% destes profissionais defendem dar green card (cidadania americana) a trabalhadores estrangeiros nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.