Giro

Cerveja engorda mesmo? Como ser saudável sem abrir mão da bebida

Crédito: Reprodução/Pixabay

Estudos mostraram que o que engorda não é a cerveja em si, mas sim o consumo em excesso ou o consumo exagerado de alimentos gordurosos como acompanhamento (Crédito: Reprodução/Pixabay)



Será que cerveja engorda mesmo? Será que o consumo dela é realmente tão ruim assim para o organismo. Afinal, o líquido está associado, na mente de muitas pessoas, com uma vida não tão saudável.

E uma das principais crenças é que a cerveja engorda. Mas, a verdade é que, talvez, não seja bem assim. “Se consumida moderadamente, ela pode fazer parte de um estilo de vida balanceado já que, como o vinho, contém antioxidantes e algumas vitaminas e minerais, provenientes dos cereais como milho, arroz, trigo e do lúpulo”, explica Andrea Zaccaro, nutricionista mestre em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina do ABC.

+ Dia da Cerveja: 4 e-commerces que vão matar sua sede mas não seu bolso

Dessa maneira, com a ajuda da especialista, separamos cinco curiosidades sobre a bebida. Será que cerveja engorda mesmo? Confira:




1. Cerveja não dá barriga. Esse é o mito mais famoso que existe sobre a cerveja, mas a ciência já comprovou que, se consumida com moderação, a cerveja não é a responsável pelo aumento de peso nem de gordura abdominal. Segundo Andrea, estudos mostraram que o que engorda não é a cerveja em si, mas sim o seu consumo em excesso ou o consumo exagerado de alimentos gordurosos como acompanhamento, os famosos tira-gostos, que são frequentemente combinados com a bebida.

2. A cerveja é uma bebida de baixa caloria. Uma cerveja de 350 ml tem cerca de 120 calorias e possui compostos que podem contribuir para à saúde, como os antioxidantes e o baixo teor alcoólico, por exemplo. Quanto maior o teor alcóolico, mais calórica será a cerveja – cada grama de álcool é equivalente a 7 kcal. Ou seja, uma cerveja puro malte pode conter um teor alcoólico maior e acabar sendo mais calórica do que uma cerveja de milho, por exemplo. Se comparada com outras bebidas, como o vinho, a cerveja pode ser considerada uma bebida de baixa caloria.

3. A qualidade da bebida independe da quantidade de ingredientes dispostos no rótulo. A nutricionista explica que a qualidade nutricional da cerveja está relacionada à gama de nutrientes que ela fornece e não necessariamente à quantidade de ingredientes dispostos no rótulo. Uma cerveja pode ser boa sendo feita com muito mais do que água, malte e lúpulo, por exemplo. E ela pode ser feita com arroz, trigo, milho, frutas vermelhas e até mel, que podem agregar outros nutrientes a sua composição.


4. Cerveja pode diminuir o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Segundo Andrea, muitos estudos mostram que, ao contrário dos efeitos negativos causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o consumo moderado produz efeitos positivos sobre a capacidade antioxidante, o perfil lipídico e o sistema de coagulação, que se refletem em menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, entre outras, reduzindo a mortalidade geral. A cerveja está entre as bebidas cujo consumo moderado pode ser benéfico, mas é importante frisar que, de acordo com os estudos, o efeito benéfico se dá apenas e tão-somente com o consumo moderado. Ou seja, de até uma dose por dia para mulheres (350 ml) e duas doses para homens (700 ml).

5. A bebida contém antioxidantes que podem contribuir para a saúde. A cerveja é produzida a partir de ingredientes naturais, entre eles o lúpulo, que além de conferir o amargor característico da bebida oferece uma boa quantidade de antioxidantes, substâncias com potencial de impedir a formação dos radicais livres ou bloquear sua atuação prejudicial no organismo.






Tópicos

20 bi pode beber cerveja álcool e intestino álcool prende o intestino beber muito álcool faz mal benefícios da cerveja com limão benefícios da cerveja puro malte Cerveja Corona Cerveja corona da ambev cerveja corona fabricada no brasil cerveja corona ou coronita cerveja da vontade de defecar cerveja faz bem ou mal cerveja faz bem para os rins cerveja faz bem para pele cerveja faz bem pro coração cerveja faz mal cerveja faz mal para os rins cerveja heineken solta o intestino cerveja irrita o intestino cerveja prende o intestino cerveja puro malte solta o intestino cervejas em promoção cervejas importadas cervejas nacionais cervejas puro malte Clube do Malte Como conseguir uma vaga de emprego na Ambev? Corona corona long neck corona long neck retornável Curitiba dia da cerveja Dia Internacional da Cerveja dia internacional da cerveja 2022 Empório da Cerveja enterogermina pode beber cerveja Faz bem tomar uma cerveja por dia? Faz mal beber cerveja todos os dias? lançamentos cerveja long neck long neck retornável motivos para beber álcool O que a cerveja faz no intestino? o que acontece se beber uma cerveja por dia? O que quer dizer a sigla Ambev? Pão de Açúcar Pode tomar cerveja quando está com diarreia? promoções de cerveja Quais as marcas de cerveja da Ambev? Quais os benefícios da cerveja para a saúde? Quais são as cervejas brasileiras? Quais são as marcas de cervejas? Quais são as melhores cervejas? Qual a cerveja que não faz mal Qual a melhor cerveja para o intestino? qual cerveja não da diarreia Qual cerveja solta menos o intestino qual cerveja solta o intestino Qual cerveja tem menos gases? Qual é a melhor cerveja do mundo? Quando é comemorado o Dia Internacional da Cerveja? Quantas cervejas se pode tomar por dia? Quanto de açúcar tem a cerveja Corona? Quanto teor alcoólico tem a Corona? Que tipo de cerveja e a Corona? Quem é o dono da Corona? Quem é o dono do Zé delivery? Quem está com diarreia pode tomar cerveja? quem tem colite pode beber cerveja Quem tem problema de intestino pode beber cerveja? Quem tem problema no intestino pode tomar cerveja? tomar álcool Zé Delivery zé delivery como funciona