Tecnologia

Certificados falsos de vacinação contra a covid estão à venda na Darknet

Crédito: Pexels

Levantamento mostra que o número de anúncios de venda das supostas vacinas contra a covid-19 aumentou 300% nos últimos três meses (Crédito: Pexels)

Muitos países estão exigindo dos viajantes um certificado de vacinação e resultados negativos de testes de covid-19. Com a vacinação ainda muito lenta no Brasil, algumas pessoas estão recorrendo ao mercado negro para comprar certificados e testes falsos.

De acordo com o Olhar Digital, levantamento da empresa de cibersegurança Check Point Research (CPR) mostra que o número de anúncios de venda das supostas vacinas contra a covid-19 aumentou 300% nos últimos três meses e o cibercrime estendeu sua atividade também para os falsos certificados de vacinação e de resultados negativos de testes de covid.

+ Araújo afirma ser difícil obter vacinas dos EUA e indica problemas com a Índia

Conseguir um certificado de vacinação falso é muito simples. O usuário só precisa enviar seus dados e o pagamento, que o “vendedor” devolve os documentos por e-mail.



Os pesquisadores da CPR, segundo o Olhar Digital, fizeram contato com um fornecedor de certificados de vacinação falsos e conseguiu informações sobre entrega, preço e nível de autenticidade.

Os anúncios de vacinas contra o coronavírus aumentaram 300% desde janeiro, com mais de 1.200 anúncios registrados pela equipe da CPR. Imunizantes da Johnson & Johnson, AstraZeneca, Sputnik e SinoPharm são oferecidos por valores entre US$ 500 e US$ 600 cada dose.

Vale destacar que compras no mercado negro não têm nenhuma garantia nem de entrega nem da qualidade. Isso sem falar que considerar que alguns imunizantes devem ser armazenados em temperaturas baixas.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago