O anúncio do Banco Central (BC) de que iria devolver até R$ 8 bilhões esquecidos em bancos e instituições financeiras gerou uma corrida pela consulta aos valores. O site do BC para consulta dos valores entrou no ar nesta segunda-feira (14) e, desde então, quase 60 milhões de brasileiros já verificaram se possuem dinheiro a receber.

Mesmo assim, 16,7 milhões de brasileiros com dinheiro a ser resgatado ainda não fizeram a consulta. Na primeira fase do Sistema de Valores a Receber (SVR) foram liberadas as consultas a R$ 4 bilhões, que deve ser devolvido a 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas. As informações são do portal g1.

+ BC: Número de consultas de CPFs e CNPJs no SVR chega a 36,032 milhões
+ Valores a receber: Site do BC é usado por criminosos para aplicar golpes

Veja o balanço das consultas até 12h desta terça-feira (15):

– Pessoas físicas: 58.806.854
– PF com saldo: 11.001.451
– PF sem saldo: 47.805.403
– Pessoas jurídicas: 1.157.514
– PJ com saldo: 222.166
– PJ sem saldo: 935.348
– Total geral de consultas: 59.964.368

Os resgates do dinheiro esquecido começam a ser realizados em 7 de março – é importante ficar atendo ao horário informado na consulta, que pode ser entre 4h às 14h ou das 14h às 24h. Quem perder o acesso na data marcada, no entanto, ainda terá uma nova oportunidade e terá que voltar na repescagem, a partir de 28 de março.

O calendário de agendamento e a data de repescagem ficaram da seguinte forma:

Calendário de consulta e agendamento do Valores a Receber
Calendário de consulta e agendamento de Valores a Receber (Crédito:Reprodução/Banco Central)

E para consultar os valores a receber, você deve seguir estes passos:

1 – Acesse a página do Valores a Receber clicando aqui;

2 – Informe CPF ou CNPJ e sua data de nascimento;

3 – Se você tiver algum valor disponível para saque, o sistema do Banco Central vai informar a data de retirada;

4 – Lembre-se desta data, pois será neste dia que você deverá retornar ao site do BC, acessar o sistema usando um login Gov.br (veja abaixo como conseguir um) e indicar a conta bancária para transferência.

Como realizar o cadastro Gov.br?

O cadastro Gov.br é feito de forma gratuita e possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. E você consegue “subir de nível” simplesmente adicionando mais informações de segurança ao sistema do Governo Federal.

Por exemplo: o nível bronze exige que a pessoa somente se cadastre na plataforma com informações simples, sendo que o prata pede este cadastro inicial e uma confirmação de reconhecimento facial. A ideia é fazer com que as suas informações fiquem mais seguras e impedir que estelionatários acessem dados sensíveis.

E, caso você não tenha um login, se cadastrar é bem simples: acesse o portal Gov.br clicando aqui (caso você ainda não tenha um) ou acesse pelo aplicativo App.Gov.br (Android e App Store);

Com o cadastro feito, na data definida pelo BC, você terá que realizar o acesso com o login Gov.br e indicar em qual conta bancária quer receber o Pix com o dinheiro a receber.