A Universidade do Texas, nos Estados Unidos, revelou que uma possível variante não detectada do novo coronavírus já estivesse circulando por diversos países no ano passado antes de ser descoberta pela comunidade científica. 

De acordo com o estudo, a variante “altamente contagiosa” se espalhou por meses nos Estados Unidos em outubro de 2020. A mesma cepa foi identificada depois no Reino Unido, país onde existem maiores evidências do surgimento da B117.

+ Números de SP preocupam e estado deve seguir na fase vermelha, diz Gabbardo

Os pesquisadores analisaram dados de 15 países para chegar neste resultado. Eles estimaram a chance de viajantes do Reino Unido terem introduzido a variante nesses 15 locais entre 22 de setembro e 7 de dezembro de 2020. Com issso, descobriram que a cepa deve ter alcançado todos os locais em meados de novembro.

O estudo foi publicado previamente pelo jornal científico Emerging Infectious Diseases. Em entrevista à CNN, Lauren Ancel Meyers, diretora da Covid-19 Modeling Consortium da Universidade do Texas, a variante B117 provavelmente chegou aos EUA em outubro de 2020, dois meses antes de ser descoberta.