O CEO e fundador do Alibaba, Jack Ma, alertou sobre a possibilidade do avanço tecnológico deflagrar a terceira guerra mundial, durante um painel de debate nesta quarta-feira (23) no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Em sua apresentação, o bilionário chinês falou sobre a relação entre as inovações tecnológicas e a eclosão de grandes conflitos.

“A primeira guerra mundial foi por causa da primeira revolução tecnológica. A segunda revolução tecnológica causou a segunda guerra mundial”, disse. “Esta é a terceira revolução tecnológica – estamos chegando”, acrescentou Ma.

Esta não foi a primeira vez que Ma aborda o assunto. Em 2017, ele fez um comentário semelhante, afirmando que o avanço da tecnologia e da inteligência artificial provavelmente refletiria em um novo conflito de escala global.

Apesar do prognóstico sombrio, o bilionário chinês ressaltou que ainda acredita no potencial da tecnologia em fazer o bem e manter a paz. Ele destacou a mudança climática como uma área em que a tecnologia pode ser usada de uma maneira que beneficie a sociedade. Os dados, por exemplo, podem ajudar os especialistas a usar os combustíveis fósseis “de maneira eficiente” e “de forma inteligente”, disse ele.

Ma disse acreditar que a tecnologia é ”ótima” para a humanidade, mas acrescentou que não ser mau era “não suficiente”. “Você deve fazer coisas boas para o mundo, fazer coisas boas para o futuro e acreditar nos jovens.”