São 20 anos de Brasil, três subsidiárias, 70 filiais, nove centros de distribuição e 1,8 mil colaboradores. Números que revelam o crescimento da Sonepar desde o início das operações no País, em 2001. Especializada na distribuição B2B de materiais elétricos, a multinacional francesa comemora os bons resultados por aqui. Em 2021, por exemplo, registrou vendas recordes de R$ 1,92 bilhão, alta de 30% em relação ao período anterior (R$ 1,48 bilhão), puxadas pelo comércio on-line. Em 2022, a estimativa é de um incremento de 10% nos negócios diante de dificuldades no cenário político (instabilidade) e econômico (inflação), como afirmou à DINHEIRO Yannick Laporte, CEO da Sonepar Brasil. “Assim como boa parte da indústria brasileira, o setor de distribuição tem que ser forte e operante para enfrentar as adversidades. O ano de 2022 está sendo desafiador, mas enxergo possibilidades de crescimento.”

Depois de um “2021 excelente”, impulsionado por juros baixos e pelo crescimento da construção civil e da indústria, o setor de distribuição de material elétrico estagnou no primeiro semestre deste ano. “O fator eleição se junta à súbita alta dos juros para combater a inflação, o que dificulta o acesso ao crédito”, disse o executivo. Assim, a construção civil e alguns segmentos da indústria esfriaram. A solução? Expandir os horizontes. E a companhia visualiza oportunidades de crescimento em áreas como agronegócio, celulose, mineração e siderurgia. “São setores com players de grande porte, mas também com pequenas e médias indústrias atuantes em várias regiões do País.”

A holding Sonepar Brasil é detentora no País das empresas Dimensional, de Limeira (SP), Eletronor, que atua na região Sul e Nortel, em Campinas (SP). As três disponibilizam produtos e soluções em materiais elétricos, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado (nacionais e internacionais). “Também desenvolvemos projetos completos e ofertamos serviços diferenciados e soluções, em particular de eficiências energéticas que ajudam a reduzir os custos.”

George Gargiulo

“Assim como boa parte da indústria brasileira, o setor de distribuição tem que ser forte e operante para enfrentar as adversidades” Yannick Laporte CEO da Sonepar no Brasil.

O portfólio diversificado fica refletido na hegemonia da companhia no mercado brasileiro. A Sonepar é líder no ramo de distribuição B2B de materiais elétricos e manutenção, reparos e operações (MRO), com 12% de market share. O incremento nos negócios nos últimos três anos foi em média de 16% e a expectativa é manter a média do crescimento orgânico anual acima de 10% nos próximos cinco anos. “Estimamos que o mercado deve continuar a crescer um a dois pontos acima do Produto Interno Bruto [PIB] do País graças à adoção crescente de soluções de eficiência energética”, afirmou Laporte. São os casos, por exemplo, da iluminação em LED, energia fotovoltaica, sistemas de controle e automação residenciais. A chegada dos carros elétricos ao Brasil também é vista como uma oportunidade de crescimento para a cadeia.

Diante da perspectiva de bons negócios, a Sonepar promove transformações para modernizar a logística, além de acelerar o processo digital com o objetivo de oferecer melhor experiência omnichannel aos clientes. O canal digital facilita a seleção dos produtos pelas empresas e ainda oferece maior precisão e rapidez na compra. “Esperamos crescimento de 20% na plataforma em 2022”, disse. No ano passado, a alta foi de 30%. Para as grandes corporações uma das opções de negócio tem sido a abertura de lojas dentro da própria planta do cliente.

A holding não descarta ir às compras para acelerar o crescimento. Em duas décadas foram 12 aquisições. Segundo o CEO, a ideia é agregar outras companhias que possam complementar a atuação da Sonepar geograficamente, além de cobertura do segmento de clientes ou de produtos.