A pandemia de Covid-19 impulsionou o home office, o que beneficiou algumas companhias, caso da Microsoft. No entanto, em entrevista concedida para o Wall Street Journal, o CEO da empresa, Satya Nadella, afirma que reuniões online podem deixar funcionários cansados e dificultar a transição do trabalho para a vida privada. “Quando você trabalha em casa, às vezes parece que está dormindo no trabalho”. E acrescenta: “Com 30 minutos em sua primeira videoconferência pela manhã, por causa da concentração que é preciso ter no vídeo, você já está cansado.”

Para isso, a Microsoft tem um novo produto que tenta minimizar o problema. O denominado Together Mode coloca os participantes de videochamadas em um espaço virtual, como um auditório, uma sala de reuniões ou uma cafeteria para tentar recriar um ambiente de escritório.

+ Economia: governo já economizou cerca de R$ 1 bi com trabalho remoto de servidor 
+ Normas do MPT sobre home office podem desincentivar adoção, dizem especialistas

As ações da companhia cresceram mais de 30% desde janeiro com a maior demanda de clientes corporativos pelos serviços em nuvem e assinaturas de software baseado na internet, com o crescente número de funcionários em teletrabalho.