Ugur Sahin, CEO da BioNTech, companhia alemã que desenvolveu uma vacina contra a Covid-19, em parceria com a Pfizer, afirmou que será mais difícil atingir a imunidade coletiva (ou de rebanho) em meio a recente descoberta da variante da Covid-19 no Reino Unido. As informações foram divulgadas pelo The Wall Street Journal.

As autoridades britânicas afirmaram que a variação do coronavírus é mais contagiosa do que a existente. Uma versão mais contagiosa do vírus significa um maior número de pessoas contagiadas do que se esperava inicialmente, disse Ugur Sahin, CEO da BioNTech. “Se o vírus se tornar mais eficiente em infectar pessoas, poderemos precisar de uma taxa de vacinação ainda mais elevada para assegurar que a vida normal possa continuar sem interrupções”, afirmou.

+ STF solicita a reserva de 7 mil vacinas à Fiocruz para servidores
+ Europa reabre as portas ao Reino Unido e OMS examina nova cepa do vírus

A imunidade de rebanho ocorre quando uma proporção suficiente da população foi imunizada por vacinação ou depois de ter sido infectada. O limite a partir do qual a imunidade do rebanho é atingida varia entre doenças. A maioria dos especialistas concorda que a imunidade de rebanho para o novo coronavírus está entre 60% e 70% de uma população.