Giro

Centro europeu sugere máscaras em casa diante de casos suspeitos ou confirmados

Crédito: Reprodução/Pexels

Esta forma pode ajudar a reduzir a propagação da covid-19, reduzindo a libertação de gotículas respiratórias de indivíduos assintomáticos, pré-sintomáticos (Crédito: Reprodução/Pexels)



O Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças (ECDC) aconselhou a utilização de máscaras faciais cirúrgicas em casa perante casos suspeitos ou confirmados de covid-19, visando proteger indivíduos vulneráveis e evitar infecções com a variante Ômicron.

“A utilização de uma máscara facial médica ou com um respirador deve ser considerada para pessoas com sintomas ou com covid-19 confirmado e para as pessoas que compartilham o seu núcleo familiar, especialmente quando o isolamento da pessoa com sintomas ou caso confirmado não é possível”, recomenda o ECDC.

+ Itália elimina exigência de máscaras em ambientes externos e quer aumentar limites de público em estádios

Num relatório publicado sobre a utilização de máscaras faciais na sociedade no contexto da variante de preocupação do SARS-CoV-2 Ômicron, a agência europeia de aconselhamento aos países aponta que esta forma de proteção “pode ajudar a reduzir a propagação da covid-19 na comunidade, reduzindo a libertação de gotículas respiratórias de indivíduos assintomáticos, pré-sintomáticos ou com sintomas leves não específicos”.




“A utilização de máscaras faciais para este fim pode ser adotada para reduzir o impacto social associado à ausência do trabalho ou a pressões sanitárias devido a infeções ou para proteger indivíduos vulneráveis em determinados ambientes”, acrescenta o centro europeu.

De acordo com o ECDC, em ambientes domésticos, o uso de uma máscara facial também “deve ser considerado como uma das várias medidas possíveis, tais como lojas, supermercados, centros de transporte e em transportes públicos”. Já para espaços exteriores, a agência europeia só aconselha as máscaras faciais quando “o distanciamento físico não é possível”.

Em espaços de cuidados, como lares de idosos, “devem ser consideradas máscaras faciais, para proteger pessoas vulneráveis, como os idosos e as pessoas com condições médicas subjacentes”, devendo ser usadas também por quem “interagein regularmente com esta população”.


O ECDC avisa, ainda assim, que “o uso apropriado de máscaras faciais é importante”, devendo “cobrir completamente o rosto desde a ponte do nariz até ao queixo”. Quanto ao tipo de máscara, o centro europeu adianta que a escolha deve ter em conta “o acesso, disponibilidade e tolerabilidade, além da eficácia”, sendo que as médicas são “em geral as mais eficazes”.

A posição surge em um momento de elevado ressurgimento de casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 principalmente devido à elevada transmissibilidade da variante Ómicron. A covid-19 provocou pelo menos 5.737.468 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia.






Tópicos

adenovírus Átila Átila Iamarino Bocavírus BOLETIM INFOGRIPE campanha vacinação cnpj fapesp Como conseguir uma bolsa na FAPESP? Como funciona a Bolsa FAPESP? comorbidade consulta pública consulta pública da vacina covid converse fapesp coronavírus coronavírus exército covid sintomas Covid-19 covid-19 2022 Covid-19 exército diferenças sintomas covid e influenza epidemia de gripe epidemia de gripe brasil Exército brasileiro exército do Brasil fapesp agilis fapesp bolsa fapesp iniciação científica fapesp revista Fiocruz flurona flurona casos confirmados flurona no Brasil flurona o que é flurona o que é? general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira gripe gripe comum gripe em sao paulo gripe em sao paulo 2021 gripe espanhola gripe espanhola em são paulo gripe española gripe h1n1 gripe h3n2 gripe h3n2 o que tomar gripe h3n2 sintomas gripe influenza h3n2 gripe no brasil gripe nova gripe sintomas H1N1 H3N2 H3N3 influenza influenza crianças influenza rio influenza sintomas KN95 máscara eficiência máscara gripe máscara influenza máscara preço máscara protege da gripe? n95 nova cepa nova variante O que é o Fapesp? O que quer dizer em despacho FAPESP? omicron omicron sintomas Parainfluenza 3 e 4 PFF2 pipe fapesp posso tomar da covid e influenza? quais estados têm surto de gripe? Qual a importância do investimento em pesquisas científicas? qual a melhor máscara? Qual a vacina de reforço para quem tomou a vacina contra Covid-19 CoronaVac? Qual é o aplicativo da carteira de vacinação da COVID-19? qual máscara usar no transporte público? Quanto é a bolsa FAPESP? que máscara usar? quem pode tomar a vacina da gripe Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 pode tomar outra vacina? Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 precisa tomar reforço? resfriado sage fapesp sintomas influenza sintomas ômicron sintomas.covid Surto de Covid-19 uso de máscara ao ar livre uso de mascara até quando uso de mascara atividade fisica uso de mascara atividade fisica faz mal? uso de mascara durante atividade fisica uso de mascara durante atividade fisica oms uso de mascara em sp uso de máscara em sp até quando uso de máscara na cidade de são paulo uso de máscara no brasil uso de máscara no rio de janeiro uso de máscara nos estados unidos uso de mascara obrigátorio vacina covid 19