A central de Three Mile Island, onde há 40 anos ocorreu o pior acidente nuclear da história dos Estados Unidos, fechará em setembro, diante da falta de um plano que permita salvar suas centenas de postos de trabalho, anunciou a companhia Exelon.

Há dois anos, a Exelon anunciou que planejava fechar a central nuclear, diante de prejuízos consecutivos, apesar da licença de operação até 2034.

Apesar de muitos habitantes desejarem o fechamento, legisladores da Pensilvânia, estado onde cerca de 40% da eletricidade procede de fontes nucleares, esperavam a adoção de um plano de salvamento em nome da manutenção dos 675 empregos e da luta contra as emissões de CO2.

Situada à margem do rio Susquehanna, a central funciona apenas com um reator desde o acidente que fundiu seu outro reator, no dia 28 de março de 1979.

O acidente, classificado de nível 5 na escala internacional de eventos nucleares (até 7, como ocorreu em Chernobil em 1986), não deixou vítimas, mas levou à evacuação de 140 mil pessoas e a uma espera de seis anos para a reativação do reator não afetado.