Quase mil pessoas precisaram ser evacuadas de suas casas preventivamente por um incêndio florestal no sul da Espanha, contra o qual os bombeiros continuam lutando nesta quinta-feira (9), informaram as autoridades.

Cerca de 250 bombeiros apoiados por quase 26 meios aéreos lutavam contra o fogo, que começou na noite de quarta-feira em Sierra Bermeja, na província de Málaga, segundo informou o governo regional de Andaluzia em um comunicado.

Cerca de 800 pessoas foram retiradas de suas casas de forma preventiva, informaram os serviços de emergência, principalmente no município de Estepona, popular entre os aposentados britânicos e os turistas.

Vários deles afirmaram à televisão pública TVE que a polícia deu a eles apenas alguns minutos para deixarem suas casas.

Os bombeiros advertiram que os ventos fortes, com rajadas de até 60 km por hora, as condições de tempo seco e as encostas das montanhas dificultavam o trabalho.

“A sorte que temos é que, embora o vento esteja mais forte e vá nos prejudicar no incêndio, é de direção oeste, com a qual distancia o fogo da área urbana” e o leva para áreas despovoadas, disse à imprensa o chefe dos bombeiros de Málaga, Manuel Marmolejo.

As autoridades suspeitam que o fogo pode ter sido provocado, já que começou em vários pontos ao mesmo tempo.