Giro

Centauro acusa adolescente de roubo sem provas e pai denuncia racismo

Crédito: Divulgação - Centauro

O caso aconteceu na quarta-feira (10), os pais do adolescente acusam o estabelecimento de racismo e registraram um boletim de ocorrência (Crédito: Divulgação - Centauro)

Um jovem negro de 15 anos foi acusado de roubar um relógio em uma loja da Centauro, no Shopping Center Norte, em São Paulo. O caso aconteceu na quarta-feira (10), os pais do adolescente acusam o estabelecimento de racismo e registraram um boletim de ocorrência.

A mãe do jovem, Kamila Silva, disse em suas redes sociais que se sentiu “nervosa e impotente” enquanto o marido e o filho aguardavam a polícia chegar ao shopping após o jovem ser acusado de roubo.



+ Procon-SP terá canal exclusivo para denúncias de racismo

“Estou em casa, nervosa, impotente e minha filha dormindo, enquanto meu marido e filho estão no Shopping Center Norte agora aguardando uma viatura policial, pois meu filho Luis foi acusado de ter roubado um relógio da loja Centauro. O vendedor e o gerente os abordaram pedindo que eles mostrassem as sacolas e pertences na frente de outros clientes, com loja cheia. Chamaram o segurança do shopping e meu esposo, sabiamente, chamou a polícia. A loja se recusa a dar os nomes dos envolvidos e mantém o posicionamento. Peço a todos os meus amigos que compartilhem este relato. Vamos até o fim com um processo na Centauro, mas eu escrevo pela honra e dignidade do meu filho que, precocemente, já enfrenta de maneira crua e dura como é a sociedade que vivemos. O nome disto? Racismo estrutural. Meu coração está em pedaços”, escreveu a mãe.

Na madrugada seguinte ao caso, o pai do garoto, José Luís dos Santos Neto, postou: “Meu filho foi acusado de roubo sem qualquer comprovação dentro da Loja Centauro no Shopping Center Norte. Os vendedores nos abordaram querendo nos revistar e mantendo o posicionamento de acusação até a polícia chegar. Tudo isto na frente de lojistas, clientes e o segurança do shopping acompanhando a pedido do vendedor. Uma sequência de absurdo atrás do outro. Após muito nervoso, BO feito. Peço aos amigos que compartilhem, se puderem.”

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!


A loja divulgou nota à imprensa afirmando que está “apurando os fatos com prioridade e com a profundidade que o caso exige. A abordagem relatada não é prática da companhia e nem reflete o posicionamento e os valores da Centauro, uma empresa que não tolera atos de injustiça ou de discriminação e preconceito”.