Maior plataforma de moradia da América Latina, o Grupo QuintoAndar realizou pesquisa inédita sobre os hábitos, os desejos e os anseios da população brasileira em relação ao lar. Entre os dados de maior relevância, destaque para a importância de ter a casa própria. Em uma escala de 0 a 10, a nota média dada para esse tópico foi de 9,7. Ficou à frente de estabilidade financeira (9,6), família (9,4), plano de saúde (9,2), religião (9), negócio próprio (8,8), carro (8,5), filhos (7,9) e casar (6,9).

A pesquisa, feita em parceria com o Instituto Datafolha, revelou ainda que ter a casa própria é um sonho para 87% da população. E para 95% das pessoas, a casa é o seu local favorito e é onde 76% passam a maior parte do tempo.

+ R$ 87,3 bilhões de lucro: entenda o resultado dos bancos em 2021

O QuintoAndar já produzia dados e informações de inteligência de mercado, como o índice de variação de preço de aluguel e o relatório de rentabilidade de compra e venda. O inédito Censo QuintoAndar de Moradia visa “conhecer ainda mais a fundo como vivem os brasileiros, seus anseios e suas dores em relação à casa”, disse o Chief Marketing do QuintoAndar, João Chueiri.

A pesquisa mostra ainda que 62% dos imóveis no Brasil estão quitados e 8%, financiados, com 27% das pessoas morando de aluguel. Ou seja, 7 em cada 10 brasileiros moram em imóveis próprios. Ao avaliar a configuração mais comum dos imóveis, o estudo identificou que, em média, as residências possuem dois quartos (47%) e um banheiro (65%). Apenas 4% dos entrevistados afirmaram ter espaços para home office, demanda que cresceu em meio à pandemia. Também foi identificado que o tamanho da casa não é de conhecimento da maioria dos brasileiros. Porém, dentre os que sabem estimar, a maioria afirma que o imóvel tem entre 50m² e 100m².

Segundo o Censo, 85% dos entrevistados dizem morar com alguém, sendo que 37% vivem com os filhos, 23% com o cônjuge e 10% com pai e mãe.  Os animais também são uma companhia para 61% das pessoas, sendo que 47% possuem cachorros, 22%, gatos, 5%, pássaros e 6%, outros pets. Já dentre as pessoas que moram sozinhas, 37% têm mais de 60 anos, 27% são aposentadas e 16% possuem algum tipo de deficiência.

Foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste).