O celular é o meio mais usado para as compras virtuais. Isso é o que mostra levantamento realizado pela Ebanx. De acordo com o estudo, 59% das compras no e-commerce no Brasil foram feitas pelo celular. Em 2019, o percentual era de cerca de 15%.

O resultado positivo acompanhou a tendência do varejo online brasileiro, que também cresceu 41% este ano, de acordo com a mesma pesquisa.

+ Brasil é campeão mundial de downloads de aplicativos de ecommerce durante pandemia

O PIX – sistema de pagamentos instantâneo – contribui para elevar as compras pelo celular ao responder por 6% dos pagamentos no e-commerce. Vale lembra que nesta segunda-feira (29) foi disponibilizado o PIX Saque e o PIX troco. A estimativa é que só o PIX movimentará cerca de R$ 53 bilhões em pagamentos online neste ano.

O estudo considerou todos os pagamentos por meio do PIX realizados pela internet em diferentes setores (varejo, jogos online, viagens e serviços digitais) feitos por cerca de 350 mil pessoas na plataforma do Ebanx até o mês de setembro.

Outro levantamento, realizado pela Neotrust, mostrou que até as 7h da sexta-feira (29), as compras feitas no e-commerce já totalizavam 2,93 milhões de pedidos. O que já representou um faturamento de mais de R$ 1,8 bilhão — cerca de 3% superior ao mesmo período no ano anterior. As informações são do site Olhar Digital.