Divisão de lubrificantes da British Petroleum (BP), a Castrol vai acelerar o processo de diversificação de áreas de atuação para não depender tanto do setor automobilístico. Somente as montadoras e as concessionárias, que ficaram mais de dois meses de portas fechadas, respondem por cerca de 30% das vendas da empresa. Por isso, vai lançar 26 novos produtos neste ano, com foco também no setor industrial, de agricultura, robótica e energia eólica. Além disso, mirando o mercado do e-commerce, a marca fechou parceria com a Fortbrás, da Hipervarejo, e com os marketplaces Mercado Livre, Americanas.com e Magazine Luiza. “O brasileiro, apesar de ser apaixonado por carro, não cuida bem do motor”, afirma Fabiana Neves, presidente da Castrol no Brasil. “Com o e-commerce, vamos atender melhor clientes e pequenas mecânicas, um segmento ainda muito informal e pouco acesso a informações.” Para ela, os negócios pela internet devem representar de 5% a 10% das vendas dentro de cinco anos.

(Nota publicada na edição 1174 da Revista Dinheiro)