Geral

Casos de Covid voltam a subir; lembre dos sintomas, como testar e tempo de isolamento

Crédito: Myke Sena/MS

Sintomas da ômicron são diferentes das variantes anteriores (Crédito: Myke Sena/MS)



Os casos de Covid-19 no Brasil voltaram a subir desde meados de maio, chegando a uma média móvel de 35 mil casos nos últimos sete dias. Apesar dos números de mortes ainda estarem com média abaixo de 100 por dia, é preciso redobrar os cuidados. 

De acordo com informações das secretarias estaduais de saúde, mais de 52% dos brasileiros com mais de 12 anos já estão imunizados com a dose de reforço. Por mais que os sintomas sejam mais brandos, é preciso ficar em alerta para alguns deles. 

+Economia global crescerá cinco vezes mais que a brasileira, prevê OCDE

Um estudo do Instituto Norueguês de Saúde Pública com o departamento de saúde da Universidade de Oslo, mostrou os principais sintomas da variante ômicron em vacinados com duas doses: 




Tosse: 83% dos casos;

Coriza e congestão nasal: 78% dos casos;

Fadiga e letargia: 74% dos casos;


Dor de garganta: 72% dos casos;

Dor de cabeça: 68% dos casos;

Dor muscular: 58% dos casos;

Febre: 54% dos casos;

Espirros: 43% dos casos.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre os positivados que tomaram três doses da vacina, apenas cinco em cada 1000 casos são internados e um a cada 1000 morrem. 

Como realizar os testes 

Desde o mês de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a comercialização de autotestes de covid no Brasil. Com isso, qualquer pessoa pode comprar um teste e realizá-lo em sua própria casa. 

Ainda há a opção de fazer o mesmo teste na farmácia. Quem tiver sintomas como os citados acima, deve fazer teste. 

Infectologistas, porém, recomendam que quem fez o autoteste confirme o resultado com um exame laboratorial. 

Qual o tempo de isolamento? 

Segundo recomendações do Ministério da Saúde, o tempo de isolamento de quem testou positivo para covid-19 varia entre cinco e dez dias desde o início dos sintomas ou resultado positivo do teste.  

Os que tiverem resultado negativo após cinco dias, poderão sair do isolamento caso não apresentem febre e sintomas respiratórios há, pelo menos, 24 horas e também não tenham feito o uso de antitérmicos nesse período. É recomendável, porém, cuidados como o uso de máscaras e o trabalho home office. 

É possível sair do isolamento após sete dias caso o paciente não tiver febre e sintomas respiratórios por 24 horas também sem o uso de antitérmicos. Nesse caso não é necessário a realização de um segundo teste. Caso persistam os sintomas, será necessário seguir outras orientações.   

O fim do isolamento depois de dez dias deve acontecer caso o paciente tenha feito um outro teste com resultado positivo após cinco ou sete dias da apresentação dos primeiro sintomas. Para isso, é preciso estar sem sintomas respiratórios e febre sem o uso de antitérmico dentro de 24 horas. 






Tópicos

. Sanofi vacina 3ª dose 4ª dose astrazenca sintomáticos astrazeneca coágulos astrazeneca efeitos colaterais astrazeneca eficácia astrazeneca vacina vencida BIOMM butanvac butanvac eficacia Butanvac estudos Butanvac lançamento Butanvac origem butanvac piracicaba butanvac voluntários CanSino ceo moderna Como é a variante indiana? como funciona vacina pelo nariz? como testar butanvac coronavac 3ª dose coronavírus coronavírus Brasil coronavírus quantas cepas covid infectados brasil covid infectados mundo curevac dose de reforço dose de reforço 60 anos doses diferentes efeitos colaterai vacina eficacia coronavac eficácia coronavac variante indiana eficácia curevac eficácia pfizer eficácia pfizer primeira dose eficácia segunda dose eficacia vacina Oxford estados vão manter vacinação adolescentes fim da pandemia fiocruz eficácia fiocruz produção fiocruz vacina Foi liberado a vacina para maiores de 18 anos? imunidade dura quanto tempo 3ª dose imunização ativa e passiva imunização de rebanho imunização SP infectados EUA covid inscrições teste butanvac Janssen eficácia janssen janela de imunização janssen período de proteção janssen precisa de mais uma doze maiores de 50 nova vacina no Brasil O que é a variante P4 da Covid-19? o que é resposta imune? OMS autoriza imunizante feito na América Latina OMS vacina argentina México OMS vacina latino americana pandemia balanço brasil pandemia balanço mundo pfizer 3ª dose pfizer efeitos adversos pfizer segunda dose planos de vacinação brasil por que anvisa proibiu coronavac porque Sanofi suspendeu vacina? pra que tomar 3ª dose? quais vacinas estão sendo aplicadas no brasil quais variantes já chegaram no Brasil? Qual é a nova variante da Índia? qual vacina precisa de 3ª dose? qual vacina precisa dose de reforço Qual vacina protege contra variante delta? Qual vacina protege contra variante indiana? quando a pandemia vai acabar quando vão liberar a Butanvac quantas vacinas Butantan quantas vacinas tem o Brasil quarta dose quarta dose benefício quarta dose imunidade