Economia

Casos de Covid na Índia diminuem, mas OMS alerta para número alto de exames positivos

Casos de Covid na Índia diminuem, mas OMS alerta para número alto de exames positivos

Voluntários levam corpo de pessoa que morreu de Covid a crematório em Bengaluru, na Índia

NOVA DÉLHI (Reuters) – A Índia registrou uma diminuição no número de casos de coronavírus nesta segunda-feira, mas as mortes diárias continuam acima de 4 mil e especialistas dizem que os dados não são confiáveis devido à falta de exames em áreas rurais, onde o vírus se dissemina rapidamente.

Há meses, nenhum lugar do mundo é tão assolado pela pandemia quanto a Índia, já que uma nova variante do vírus provocou uma disparada de infecções que passa de 400 mil por dia.

Mesmo com a redução dos últimos dias, especialistas dizem que não existe certeza de que as infecções chegaram ao auge, e o alarme com a variante B.1.617 altamente contagiosa, detectada pela primeira vez na Índia, é cada vez maior interna e externamente.

“Ainda há muitas partes do país que ainda não chegaram ao pico, elas ainda estão tendo aumentos”, disse Soumya Swaminathan, cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo uma citação do jornal Hindu.

Swaminathan observou a taxa nacional de positividade “muito alta”, cerca de 20% dos exames realizados, como sinal de que ainda se pode ver um quadro pior.

“A realização de exames ainda é inadequada em um número grande de Estados. E quando você vê taxas de positividade de exames altas, claramente não estamos examinando o suficiente”.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Com o recuo iniciado na semana passada, as novas infecções nas últimas 24 horas foram estimadas em 281.386 pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, caindo para menos de 300.000 pela primeira vez desde 21 de abril. A contagem diária de mortes ficou em 4.106.

No ritmo atual, o total de casos acumulado pela Índia desde que a epidemia começou, um ano atrás, deve passar da marca de 25 milhões nos próximos dias. O total de mortes está estimado em 274.390.

A Índia tem o segundo maior número de casos confirmados de Covid do mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos, e o terceiro maior total de óbitos pela doença, depois de EUA (585.994) e Brasil (434.715).

(Por Neha Arora e Tanvi Mehta, em Nova Délhi, e Rama Venkat, em Bengaluru)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4G0IJ-BASEIMAGE

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel