Mundo

Casos de Covid na Rússia atingem alta recorde; leste europeu impõe novas restrições

Por Luiza Ilie e Gleb Stolyarov



BUCARESTE/MOSCOU (Reuters) – A Rússia relatou um número alto recorde de casos diários de Covid-19, e alguns países do centro da Europa impuseram novas restrições nesta segunda-feira, enquanto uma nova onda da pandemia ganha impulso.

Na Ásia, a Cruz Vermelha pediu uma ajuda urgente para Papua Nova Guiné e o surto mais recente da China obriga a capital Pequim a adiar sua maratona anual e a ampliar outras restrições menos de quatro meses antes da Olimpíada de Inverno de 2022.

Autoridades de todo o mundo acionam o alarme enquanto as infecções disparam, e governos de regiões onde a vacinação está lenta são forçados a endurecer as restrições na tentativa de impedir que o vírus saia de controle.

Nesta segunda-feira, a Rússia relatou 37.930 infecções novas de Covid-19 nas 24 horas anteriores, sua maior quantidade de casos diários desde o início da pandemia.



Frustradas pela baixa procura de sua própria população pela vacina russa Sputnik V, as autoridades estão adotando medidas mais rigorosas para conter a disseminação da pandemia. Na semana passada, o presidente Vladimir Putin declarou que o período de 30 de outubro a 7 de novembro será de folga remunerada.

O ceticismo da vacina é alto em todo o leste e o centro da Europa, e como consequência a região se torna um polo da doença.

Embora especialistas digam que a falta de confiança em instituições públicas causada por décadas de controle comunista atice o ceticismo da vacina na região, há sinais de que mais pessoas reagem ao temor da onda nova se imunizando.

(Por Luiza Ilie em Bucareste, Gleb Stolyarov e Gabrielle Tétrault-Farber em Moscou, Jason Hovet em Praga, Tsvetelia Tsolova em Sófia, Bart Meijer em Amsterdã, Lidia Kelly em Melbourne, Roxanne Liu, Ryan Woo e Gabriel Crossley em Pequim, Shashwat Awasthi em Bengaluru)


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?