Os números dos casos e internações de Covid-19 no Brasil apresentam uma tendência de alta nos últimos dias em várias regiões do país e provocam um alerta com a possibilidade da chegada de uma 4ª onda da doença no país.

Prestes a completar um mês do cancelamento do estado de emergência para a Covid-19 pelo decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, os números de internações causadas pela Covid em São Paulo subiram 55% no último mês em comparação ao período anterior, com o aumento chegando a 88% no interior do estado.

+ Diferença entre Lula e Bolsonaro segue diminuindo, diz pesquisa Exame/Idea

A taxa de retransmissão também aponta para o crescimento da doença. No estado de São Paulo, o número está acima de 1 em 19 das 22 macroregiões. De acordo com o InfoTracker, a cidade de Araraquara é a que possui a taxa de retransmissão mais alta em 1,44, ou seja, 100 pessoas com covid infectam outras 144, levando ao aumento de casos.

Em Belo Horizonte (MG), o aumento de casos em 18,4% nos últimos dias pode levar a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras no município.

O Rio Grande do Sul também apontou um crescimento no número de internações, um aumento de quase 50% somente no mês de maio. O número de mortes também está em alta, com um avanço de 200% nos últimos 14 dias.