Giro

Caso de H1N2 é registrado na zona rural do Paraná

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

H1N2 é um subtipo do vírus Influenza A. Foi registrado em uma criança de 4 anos. Trata-se do terceiro caso já registrado no Brasil. (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

A Secretaria da Saúde do Paraná registrou um caso de H1N2, subtipo do vírus Influenza A, em uma criança de 4 anos, residente na zona rural no município de Rebouças (PR). Trata-se do terceiro caso já registrado no Brasil.

Os sintomas apresentados foram febre, desconforto respiratório, coriza e dor de cabeça, mas a criança está bem e segue monitorada em casa. Foi coletada amostra para pesquisa de vírus respiratório, avaliada como Influenza A. Em seguida, a amostra foi enviada para o Laboratório de Referência Nacional, da IOC-Fiocruz do Rio de Janeiro, que fez o sequenciamento do genoma viral completo e determinação do subtipo H1N2.

+ Primeiras vacinas da Moderna contra covid-19 administradas nos EUA
+ Anvisa concede certificado de boas práticas à fábrica da vacina Coronavac

O Ministério da Saúde comunicou à Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), seguindo os fluxos do Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Neste momento, equipes técnicas da Vigilância Epidemiológica do PR, Laboratório Central do Estado, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Fiocruz articulam ações de investigação e controle do caso.

Uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Saúde do Paraná esteve, durante esta semana, em Rebouças, realizando a análise retrospectiva do caso, coleta de novos materiais e pesquisa junto à rede de contatos da família da criança, com apoio da Secretária Municipal de Saúde de Rebouças e da 4ª. Regional de Saúde de Irati.

H1N2

O vírus H1N2 é um subtipo do vírus Influenza A e, neste momento, a equipe do Laboratório da Fiocruz está desenvolvendo a análise filogenética do vírus, para futuras respostas ao caso. Até o momento, não foi confirmada a transmissão entre humanos da influenza H1N2 no Brasil. Todos os três casos que já foram confirmados no país (o primeiro em 2015 e o segundo em maio de 2020) residiam em áreas rurais e tiveram contato com porcos. Os dois casos anteriores evoluíram para cura e também tiveram apenas sintomas leves.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel