Um imóvel brasileiro venceu o prêmio de “Casa do Ano” no projeto internacional de arquitetura ArchDaily. Conhecida como “a Casa do Pomar do Cafezal”, ela fica localizada no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG).

A casa pertence ao artista e compositor de rap Kdu dos Anjos que comemorou a conquista em seu Instagram. “Esse prêmio é pra todas as periferias do mundo! Amanhã tem festa na favela!!!”, escreveu Kdu na legenda do post.

+ Edição limitada do Mini Cooper elétrico chega ao Brasil; confira o preço

A casa foi construída em 2020 com os mesmos materiais utilizados nas demais construções presentes no complexo de favelas e tem a fachada de tijolo não pintada, tubulações de água e elétricas externas e janelas de ferro, como as casas vizinhas.

A diferença está na construção que seguiu especificações de projeto e técnicas construtivas que levaram a criação de um espaço eficiente e com qualidade ambiental.

Como é a casa?

O projeto é dos arquitetos Fernando Maculan e Joana Magalhães, integrantes do Levante, coletivo de voluntariado em favelas que reúne profissionais como engenheiros, eletricistas, paisagistas e designers.

A casa tem uma área de 66 m², com dois níveis e fica sobre uma forte estrutura com fundações que ajudam a sustentar outras casas. As paredes são construídas com tijolos vazados, mas usados na horizontal, mudança que trouxe impacto no visual, mas também permitiu que os ambientes mantenham suas temperaturas por mais tempo.

Janelas e portas também tem papel importante, já que além de permitir a entrada de mais luz natural ao ambiente, foram posicionadas para gerar ventilação cruzada, que resfria o local.

Instagram will load in the frontend.