Dono de um traço inconfundível, o cartunista Angeli anunciou sua aposentadoria, aos 65 anos, após diagnóstico de afasia progressiva primária. A doença ganhou destaque no mês passado com o anúncio da aposentadoria do ator Bruce Willis, acometido do mesmo problema.

A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, publicação em que Angeli fez história e trabalhou por quase 50 anos. Segundo sua esposa, Carolina Guaycuru, o diagnóstico de afasia foi recebido há alguns anos, no entanto, a condição piorou no último mês e a família optou por diminuir o ritmo de trabalho do desenhista.

+ Bruce Willis vai se aposentar após diagnóstico de afasia, diz família

A Afasia afeta a capacidade da pessoa se expressar verbalmente, compreender a linguagem verbal e escrita, além de afetar a escrita.

Instagram will load in the frontend.

Arnaldo Angeli Filho nasceu em São Paulo, em 31 de agosto de 1956, publicou seu primeiro desenho aos 14 anos, na revista Senhor, e iniciou seus cartuns na Folha em 1973. A tira “Chiclete com Banana” lançou personagens famosos como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock, entre outros.