Economia

Cartum faz acordo com manifestantes para retomar exportações de petróleo do Sudão do Sul

Cartum faz acordo com manifestantes para retomar exportações de petróleo do Sudão do Sul

Manifestantes bloqueiam o acesso ao Porto Sudão, no leste do Sudão, em 20 de setembro de 2021 - AFP/Arquivos

O Sudão do Sul poderá retomar as exportações de petróleo por um porto sudanês, informou na noite deste domingo (26) o conselho governista de Cartum, após fechar um acordo com os manifestantes que mantinham um bloqueio no leste do Sudão.

O Sudão obtém receita para sua economia empobrecida com as exportações de petróleo do vizinho Sudão do Sul, e alcançou um acordo com os manifestantes depois que altos funcionários do governo de Cartum foram ao porto do Sudão, base comercial no Mar Vermelho.

“A reunião conjunta entre a delegação do governo, chefiada pelo general Kabashi, membro do Conselho Soberano, e uma delegação do Conselho Beja, alcançaram um acordo para permitir a passagem das exportações petroleiras sudanesas”, disse o governante Conselho Soberano de Cartum em um comunicado.

Os dirigentes da tribo Beja concordaram inicialmente em suspender o protesto e pediram uma semana mais para discutir as iniciativas, diz o comunicado.



O protesto começou em 20 de setembro, quando dezenas de manifestantes da tribo Beja, contrários a partes de um acordo de paz com grupos rebeldes, bloquearam os terminais de exportação petroleira do Porto Sudão.

O vizinho Sudão do Sul produz cerca de 162.000 barris diários de petróleo, que são transportados por oleoduto ao Porto Sudão para sua exportação.

O governo de Cartum recebe cerca de 25 dólares por barril de petróleo cru vendido pelo país do sul, segundo cifras oficiais.

O Sudão é governado atualmente por um Conselho Soberano cívico-militar, formado meses após a queda do ex-governante Omar al-Bashir, em abril de 2019.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km