O governo anunciou que será possível para qualquer proprietário de veículo, por meio da Carteira Digital de Trânsito, realizar compra e venda de carros sem precisar ir até o cartório para reconhecimento de firma ou lidar com qualquer tipo de papel.

A funcionalidade estará disponível a partir do mês de março, de acordo com o Ministério da Economia.  

+Governo de SP prevê vacinar crianças em escolas públicas e particulares

A autorização de transferência poderá ser feita por qualquer proprietário, desde que o veículo tenha documentação digital. Todos os carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021 possuem essa documentação. 

Comprador e vendedor precisarão ter cadastro e uma assinatura eletrônica no aplicativo Gov.Br. Para ver o passo a passo para realizar a assinatura, clique aqui.

Na operação, o vendedor acessa o aplicativo da CDT, informa o CPF do comprador e assina digitalmente. O comprador receberá uma notificação e deve repetir o processo. A autorização irá diretamente para o sistema do governo. 

Depois será preciso levar o veículo para a vistoria no Detran local e efetivar a transferência. Para a efetuação do procedimento, o Detran do estado onde o veículo está registrado deverá ter aderido ao novo sistema de autorização digital.