Quem cresceu assistindo filmes futurísticos dos anos 80, certamente já viu carros voadores sobrevoando as cidades do século XXI. Atualmente, nenhum automóvel consegue passear pelo céu, mas de acordo com o chefe da Hyundai, isso acontecerá dentro de uma década por conta dos avanços tecnológicos que fazem ideias malucas se tornarem acontecimentos reais.

Michael Cole afirma com todas as letras que essa tecnologia ‘realmente faz parte do futuro’ e irá contribuir para reduzir congestionamentos nas grandes metrópoles. “Mas pensamos que, na última parte desta década, certamente, a mobilidade aérea urbana oferecerá uma grande oportunidade para liberar o congestionamento nas cidades, para ajudar com as emissões, seja a mobilidade intra-urbana no ar ou mesmo entre os territórios”.

+ Dubai gasta US$ 1,5 milhão para criar chuvas artificiais com drones

Quando ele fala de ‘mobilidade aérea urbana’, também está se referindo a entrega de mercadorias por drones e carros voadores atuando como táxis. A Hyundai, inclusive, já revelou um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e aterrizagem vertical na feira de tecnologia CES, em Las Vegas.

Michael ainda apontou que “é algo em que estamos fazendo alguns investimentos muito significativos agora e acreditamos que realmente faz parte do futuro”. “Se você tivesse me perguntado há alguns anos se eram carros voadores algo que eu veria na minha vida, eu não teria acreditado”, acrescentou ele.

Aeroporto para carros voadores já tem data de inauguração

“Mas é parte da nossa solução futura de oferecer soluções de mobilidade aérea urbana inteligentes e inovadoras para todos”. Em janeiro, anunciaram que o primeiro aeroporto totalmente operacional do mundo para carros voadores e drones, abrirá suas portas em Coventry no final deste ano.

Tudo já está planejado: a inauguração coincidirá com as comemorações do município, que vai receber o título de ‘Cidade da Cultura do Reino Unido em 2021’, que chamará a atenção do mundo. A data de lançamento do site está prevista para novembro, e apresentará grandes drones de cargas construídos (e testados) em território inglês.

O futuro já chegou e não há como fugir da realidade que bate em nossa porta. A startup Urban-Air Port está desenvolvendo, ao lado da Hyundai, o hub para mostrar como carros voadores e drones de cargas podem, também, transportar pessoas e mercadorias em ambientes urbanos.

É impossível afirmar que todos os prazos serão cumpridos conforme planejado, entretanto, há uma grande expectativa em torno desses super lançamentos revolucionários. Cada detalhe está sendo milimetricamente calculado, então, só nos resta torcer para que carros voadores se tornem uma realidade.