Os carros seminovos e usados subiram mais de preço do que os zero-quilômetro em agosto, segundo o Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil. No mês passado, os modelos fabricados até 2018 subiram 0,92% em relação a julho. Já os carros produzidos até 2011 ficaram 1,46% mais caros. Enquanto isso, os modelos novos tiveram os preços ajustados em 0,23%. Entenda quais foram as marcas, modelos e segmentos com maior alteração.

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Dentre os carros novos, os considerados ano-modelo 2021 subiram apenas 0,23%, enquanto os mais novos, 2022, foram reajustados em 0,94%. Na divisão por marcas de carros novos, Jeep (1,24%), Fiat (1,23%), Volkswagen (0,9%) e Renault (0,78%) foram as campeãs do aumento de preços em agosto. Por outro lado, Hyundai, Chevrolet, Nissan, Citroën, Mercedes-Benz, Audi, Volvo, Ram e Land Rover mantiveram seus carros zero-quilômetro com os mesmos valores praticados no mês anterior.

Dentre os modelos novos, a picape Renault Duster Oroch foi a que teve maior acréscimo, custando 2,03% a mais do que em julho. Renault Kwid e Volkswagen Gol subiram na mesma proporção: 1,8%. Enquanto isso, o Fiat Argo ficou 1,77% mais caro no mês de agosto.

Quando o assunto é categoria, as picapes estão no topo da valorização. As novas ficaram 0,81% mais caras, enquanto as seminovas, fabricadas até 2018, passaram a custar 2,93% a mais. Mas foram as usadas, produzidas até 2011, que subiram mais: média de 3,58%. O mês foi interessante para quem comprou minivans seminovas e usadas, que tiveram uma redução de preços de 0,83% e 0,78%, respectivamente. As minivans zero-quilômetro ficaram apenas 0,27% mais caras.

No segmento mais desejado do momento, o de SUVs, as alterações de preço foram mais “equilibradas”. Entre os “zero”, o aumento foi de 0,47%. Para os seminovos, reajuste positivo de 0,84%. Os usados ficaram 1,44% mais caros no último mês.