Um carro elétrico precisa ser dirigido por quase 80 mil quilômetros antes de ter uma pegada de carbono melhor do que um modelo a gasolina por causa da energia usada em sua fabricação, de acordo com um estudo.

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A pesquisa diz que fabricar um carro elétrico gera mais emissões de gases de efeito estufa, principalmente por causa da bateria e de outros materiais. De acordo com eles, a fabricação de um carro elétrico Polestar 2, da Volvo, é responsável por 24 toneladas de dióxido de carbono (CO2). Isso se compara com 14 toneladas da produção de um Volvo XC40 movido a combustível fóssil.

A maioria das baterias de automóveis é fabricada na China, Coreia do Sul e Japão, onde o uso de carbono na produção de eletricidade é relativamente alto. Um relatório concluiu que, na China, de 35 a 50% do total das emissões de fabricação de carros elétricos surgem do consumo de eletricidade para a produção de baterias. Essas emissões são até três vezes maiores do que nos Estados Unidos.

No entanto, uma vez que um veículo elétrico começa sua vida nas estradas, a maior parte de suas emissões já foi produzida; enquanto que com os motores de combustão, um longo período de produção de emissões pelo escapamento está apenas começando.