Os carros da Tesla estarão prontos para funcionarem de forma autônoma até o fim deste ano, disse o fundador e CEO da montadora, Elon Musk. Em entrevista nesta semana, o sul-africano disse que os modelos elétricos terão capacidade para encontrar vagas de estacionamento sem a intervenção de um motorista. Atualmente, os modelos da Tesla já tem opções de piloto-automático, como acionamento de freios em situação de risco.

Ele afirmou que apesar da capacidade do carro agir de forma autônoma, atualmente, ainda é necessário um motorista a bordo para assumir o controle caso haja algum problema. Porém, este detalhe em breve também será superado, disse.

“Nós achamos que é seguro para alguém adormecer e acordar no seu destino? Provavelmente no final do próximo ano, é quando eu acho que provavelmente seria seguro o suficiente para isso.” Apesar da expectativa, o CEO da Tesla acredita que as autoridades não permitirão este tipo de autonomia em curto espaço de tempo.

Esta não é a primeira vez que Musk faz este tipo de previsão. Em 2016, ele afirmou que a tecnologia da Tesla capacitaria o percurso de forma autônoma de São Francisco até Nova York até o fim de 2017, o que acabou não se concretizando.

Para analistas do setor, as previsões de Elon Musk são muito otimistas. Segundo a Advocates for Highway and Auto Safety, entidade que reúne empresas de seguro norte-americanas, os dados apresentados até agora não indicam a viabilidade do sistema em espaço de tempo tão apertado.

Segundo o diretor de pesquisa da entidade, Shaun Kildare, os veículos da Tesla não têm tanta habilidade em detectar obstáculos como ourtros carros autônomos que estão sendo testados. Ele diz que a entidade apóia os avanços na direção autônoma, mas que esse segmento ainda precisa amadurecer.