Os preços dos carros 0 km estão aumentando a cada mês depois do início da pandemia da Covid-19. Dados da Fipe mostram que, entre fevereiro de 2020 e julho de 2021, os preços de carros 0km subiram 19,9%. Para ajudar nesse momento, os brasileiros contam com três tipos de descontos, oferecidos nacionalmente pelo governo, para a compra de carros novos. Confira a seguir:

1 – PcD

Pessoas com deficiência (PcD) conseguem comprar carros com desconto de 11% em modelos que custam até R$ 140 mil. Além disso, algumas montadoras também oferecem até 12% de abatimento na venda de alguns modelos e versões específicas.

+ Nissan espera vender 50% de carros elétricos até 2050

Essa compra é enquadrada como Venda Direta, quando o carro é comprado diretamente da montadora, mesmo se o processo contar com o intermédio de uma concessionária. Isso significa que o carro ainda será fabricado e prazo de entrega pode chegar a 120 dias.

2 – Empresários

As pessoas que têm uma empresa, incluindo Microempreendedor Individual (MEI), podem comprar um carro por meio da venda direta para CNPJ. A compra também é feita de maneira direta, com prazo de entrega maior, e os descontos podem chegar a 15%.

É importante ressaltar que, ao comprar o veículo com o CNPJ, o bem passa a ser da empresa, não do empresário. De acordo com o Uol, isso significa que o carro pode ser penhorado para pagar dívidas da pessoa jurídica.

3 – Produtor Rural

O produtor rural também pode comprar pelo modelo de venda direta, atingindo os descontos de 15%. Além das regras aplicadas pela compra por CNPJ, o consumidor precisa comprovar que possui Inscrição Estadual ativa no estado no qual exerce atividade econômica relacionada a agricultura, pecuária ou serviços relacionados.