Internacional

Carro voador recebe certificação para voar; veja vídeo

Crédito: Divulgação / Klein Vision

O carro voador é movido por um motor BMW (Crédito: Divulgação / Klein Vision)

Um carro que se transforma em uma aeronave foi aprovado em testes de voo, na Eslováquia, e recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade da Autoridade de Transporte, após completar 70 horas de testes rigorosos de voo.

A empresa Klein Vision, responsável pelo carro voador, disse que é necessária uma licença de piloto para dirigir o veículo e que a comercialização do “AirCar” deve começar em 12 meses, informou a CNN.



O “AirCar” fez um voo de teste de 35 minutos, em junho, entre o aeroporto de Nitra e a capital Bratislava, na Eslováquia. Após o pouso, a aeronave se transformou em carro e foi conduzida pelas ruas até o centro da cidade. Veja o vídeo aqui.

O carro voador é movido por um motor BMW de 1,6 litros e funciona com combustível comum, vendido em qualquer posto de gasolina. O veículo pode voar a uma altitude máxima de 18.000 pés (cerca de 5,4 quilômetros), segundo a Klein Vision.

Insper fecha parceria para setor de tecnologia

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!


Há outros projetos de carros voadores em desenvolvimento, como o PAL-V Liberty, um giroplano que funciona como veículo automotivo, da empresa holandesa PAL-V. O veículo recebeu uma base de certificação completa da Agência Europeia de Segurança da Aviação, mas ainda não completou a etapa final de demonstração de conformidade.