Antes apontado como o futuro da mobilidade, o carro elétrico já é realidade em grandes cidades, incluindo as brasileiras. Mas apesar disso, ainda existem muitas dúvidas em relação a este tipo de veículo, causadas por informações incorretas.

Mas o que é verdade, e o que é mito, informação que não corresponde mais com a tecnologia atual do carros elétricos? É o que veremos agora:

+ Coleção com 42 Corvettes históricos é leiloada por US$ 1,3 milhão

Carros elétricos podem ser carregados em tomadas comuns – Verdade

Sim, os carros elétricos podem ser carregados em tomadas comuns, como a que temos em casa. A preferência é carregar em tomadas de 220V, que no caso do Renault Kwid elétrico chegaria a 80% da bateria carregada com cerca de 9 horas ligado nesse tipo de tomada.

Carros elétricos são caros – Verdade

Infelizmente é verdade. Colaboram para o alto valor dos elétricos o preço de itens como bateria, células de energia, inversos e, no caso do Brasil, a cotação do dólar. Voltando a falar sobre o Kwid elétrico, o veículo da marca francesa é o elétrico mais barato do país, custando R$ 142.990.

São mais rápidos que os carros à combustão – Verdade

O motor elétrico oferece potência instantânea, ao contrário dos motores à combustão que precisam alcançar uma determinada faixa de giros para chegar ao máximo da sua força. Assim, a aceleração do elétrico é incrível, comparada a veículos superesportivos ou de competição. Já sua velocidade máxima ainda é inferior aos dos motores à combustão

Carros elétricos são silenciosos – Verdade

Os carros elétricos são conhecidos pelo “zumbido” do motor, bem mais baixo que o som emitido por um carro comum. Com isso, pode-se ouvir outro barulho pouco notado antes, o do atrito dos pneus com o asfalto.

Sua manutenção é mais barata – Verdade

De construção mais simples, usa menos peças internas que um motor à combustão, e dispensando sistemas de lubrificação, o motor elétrico tem sua manutenção mais saudável ao bolso do proprietário.

Não tem autonomia para viajar – Mito

Esse é um ponto em que os carros elétricos estão em constante evolução, mas é possível fazer uma viagem da cidade de São Paulo para o litoral paulista tranquilamente. Viagens mais longas vão exigir um certo planejamento para achar um local para recarregar o veículo. Mas os elétricos já tem autonomia para percorrer entre 300 e 400 km dependendo do modelo.

A conta de luz de casa vai ficar mais cara – Mito

Rodar com o veículo elétrico é cerca de 8 vezes mais barato que o carro à combustão, então qualquer gasto a mais na conta de luz é compensando por não precisar ir mais ao posto de combustível.

As baterias dos elétricos são caras para substituir – Mito

Podemos dizer que as baterias dos veículos elétricos são caras, mas não existe a necessidade de trocá-las. Muitos fabricantes já oferecem garantia de 100 mil quilômetros no ítem, enquanto existem Teslas rodando três vezes mais do que isso com a mesma bateria. Isso ocorria nas primeiras gerações de elétricos e híbridos, há dez anos atrás.

Carros elétricos são mais danosos ao meio ambiente – Mito

Mais uma vez as baterias aparecendo como vilãs dos elétricos. Nela constam metais como lítio e cobalto, grandes poluidores desse tipo de carro. Mas já se sabe que ao longo de sua vida útil, o veículo elétrico compensa a poluição causada na fabricação da bateria.

Não se deve carregar as baterias em 100% – Mito

Esse mito surgiu por sempre ser divulgado pelas fabricantes a capacidade de recarregamento das baterias em 80%. Isso acontece, porque até essa porcentagem a recarga é mais rápida,sendo que o restante ocorre em ritmo mais lento para preservar a bateria. Mas não existe problema em carrega-la em 100%.