Veículo elétrico mais vendido na China – maior mercado de carros do mundo –, a Wuling Motors comercializou mais de 220 mil unidades do Hong Huang Mini EV somente nesse ano e superou pela segunda vez a Tesla, do multimilionário Elon Musk.

Custando somente US$ 4.500 (R$ 24 mil), o veículo ultracompacto é fruto de uma parceria entre a Wuling e a General Motors. Pequeno, o carro elétrico conta com uma bateria de 9,3 kWh nos modelos padrão, mas pode chegar a 13,9 kWh na versão mais completa.

+ Com fábrica da Mercedes em SP, Great Wall pode vender ‘Fusca chinês’

No modelo de entrada, a autonomia é de 120 km e no modelo mais completo a bateria suporta até 170 km com carga completa e a velocidade máxima não ultrapassa os 100 km/h, puxado por um motor de 27 cv.

Pequeno, o Mini V acomoda até quatro pessoas, distribuídas nos 2,92 metros de comprimento, 1,49 metros de largura e 1,60m de altura.

A lista de adicionais internos dá um pouco da dimensão do porquê o carrinho caiu no gosto dos chineses: freio ABS, sistema de monitoramento inteligente da bateria, painel digital, ar-condicionado, air bags e vidros elétricos.