O Carrefour Brasil concluiu a aquisição anunciada em 2021 do Grupo BIG, por 7 bilhões de reais, anunciou o grupo nesta terça-feira (7). A compra do Grupo BIG junto à Advent International e Walmart vai permitir ao Carrefour “se consolidar como líder indiscutível do setor, com market share mais do que o dobro do segundo player e com uma cobertura abrangente em todas as regiões brasileiras, fazendo parte do grupo das 10 maiores empresas do Brasil”, segundo comunicado da empresa.

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O Carrefour antecipa “um potencial de sinergias significativas”, o que permite prever uma “contribuição líquida adicional” para o superávit operacional bruto (EBITDA) de “pelo menos 2 bilhões de reais” em 2025.

“A aquisição foi feita 70% em efetivo e 30% em novas ações do Carrefour Brasil”, especifica o grupo, que, após a operação, detém “67,7%” de sua subsidiária brasileira, contra 71,6% anteriormente.

Abílio Diniz, milionário brasileiro e segundo maior acionista do Carrefour, detém 7,2% da subsidiária, enquanto os ex-proprietários do Grupo BIG – Advent International e Walmart – mantêm 5,6% por meio de filiais, acrescenta.

O presidente executivo do Carrefour, Alexandre Bompard, que será nomeado presidente do conselho de administração do Carrefour Brasil em julho, estimou que a operação foi um “movimento estratégico” para “todo o grupo”.

Com esta operação, no Brasil o grupo “tem mais de um quarto do mercado nacional, está presente em todos os estados do país e está se fortalecendo em mercados onde antes era bastante ausente”, acrescentou em coletiva de imprensa por telefone.

O grupo, que terá mais de 1.000 lojas, vai empregar 150.000 pessoas no Brasil, “o que o torna o primeiro empregador privado do país”, disse.

A assembleia geral extraordinária marcada para julho em São Paulo também deve nomear Abílio Diniz como vice-presidente do conselho de administração da subsidiária.

A operação foi anunciada em 2021, meses após o fracasso da fusão do Carrefour com o grupo canadense Couche-Tard, devido à rejeição do governo francês em período pré-eleitoral.

O Carrefour Brasil atua “agora com um novo segmento de mercado com o formato Sam’s Club, por meio de um contrato de licença com o Walmart”, destaca o Carrefour.

A operação “cria um grupo que possui mais de 1.000 lojas no país, representando quase 25% do mercado de distribuição de alimentos no Brasil”, segundo o grupo.

Em 2021, o Carrefour, presente em quase 40 países, obteve um lucro líquido de mais de 1 bilhão de euros (1,1 bilhão de dólares ao câmbio atual).