O grupo varejista francês Carrefour anunciou nesta terça-feira, 26, planos de investir, cortar empregos, formar parcerias e reduzir custos, como parte de um nova estratégia para impulsionar seu desempenho.

O Carrefour revelou que pretende investir 2 bilhões de euros (US$ 2,44 bilhões) anualmente a partir deste ano, sendo que 2,8 bilhões serão destinados à área digital nos próximos cinco anos.

A meta do Carrefour é tornar-se um grande concorrente no comércio eletrônico de alimentos, com uma participação de pelo menos 20% na França até 2022 e vendas de 5 bilhões de euros.

O Carrefour também informou que vai oferecer um plano de demissão voluntária a cerca de 2,4 mil funcionários de sua sede francesa, na região administrativa de Ilha de França. O escritório principal do grupo emprega 10,5 mil pessoas.

O grupo varejista ainda planeja vender 273 lojas da bandeira Dia. Se não encontrar um comprador, as unidades serão fechadas.

Além disso, a companhia fechou acordos para novas parcerias, incluindo uma cooperação estratégica com o portal de serviços de internet chinês Tencent, de forma a melhorar sua visibilidade online.

A estratégia do Carrefour aparentemente agradou investidores. Por volta das 7h15 (de Brasília), a ação do varejista saltava 6,5%, a 19,67 euros, na Bolsa de Paris.

“O plano de transformação contempla todos os pontos certos”, disseram analistas da Bernstein, citando medidas com foco em produtividade e ganhos de competitividade, investimentos e simplificação de sua estrutura.

Outro objetivo do Carrefour é reduzir seus custos anuais em 2 bilhões de euros até 2020. Para isso, a empresa pretende otimizar suas compras diretas, racionalizar compras indiretas e cortar despesas de logística.

O grupo também planeja manter sua política de dividendos, que prevê pagamento de 45% a 50% de seus ganhos líquidos ajustados. Fonte: Dow Jones Newswires.