O empresário Paulo Humberg foi pioneiro da internet no País. Montou o site de leilões Lokau, vendeu e agora dirige a A5 Investimentos. Junto com outros fundos, ele se prepara para gastar US$ 30 milhões nos próximos três anos na montagem de uma nova operadora de telefonia no País. A meta é brigar pelos clientes das grandes companhias do setor. O volume de recursos pode parecer pouco para tanta disposição, mas Humberg não gastará um único centavo na montagem de infra-estrutura. Quando os clientes da Hip, o nome da empresa que começa a funcionar na segunda quinzena de junho, estiverem em casa ou no escritório usarão a rede de empresas contratadas pela Hip que ofertam esse tipo de serviço. Na rua ou no restaurante, os consumidores da Hip utilizarão a mesma tecnologia que permite aos computadores acessarem a internet sem a necessidade de fios. Com um telefone, a Hip vai pegar carona nos pontos Wi-Fi, como é conhecida essa tecnologia. As ligações não terão custo adicional para o usuário. Só na cidade de São Paulo há 200 restaurantes, bares, hotéis e até academias de ginásticas com Wi-Fi.

O telefone Wi-Fi é apenas parte do portfólio da Hip. O alvo da companhia serão consumidores residenciais, pequenas e médias empresas. O pacote inicial de R$ 49,90 permitirá falar por 250 minutos para qualquer lugar do país ou do mundo. Por R$ 99 mensais, o bônus sobe para 520 minutos. ?É uma aposta arriscada?, diz Antônio Tavares, diretor da PrimeiraEscolha, empresa de telefonia pela internet. ?É melhor começar pequeno e ir crescendo devagar.? Paulo Humberg pensa o contrário e quer provar que está certo.