Um possível avanço da Covid-19 com a nova variante do vírus, a ômicron, pode colocar em risco a realização do Carnaval 2022 nas principais capitais brasileiras. Depois de anunciarem a volta do evento ano que vem, algumas cidades já começam a repensar a medida diante da possibilidade de um novo surto da doença.

Nesta segunda-feira (29), prefeitos de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e Recife se reúnem virtualmente para discutir a realização do Carnaval no ano que vem.

+ Fabricantes de vacinas contra Covid começam a trabalhar em versões para ômicron

Juntas, as cinco cidades formam o principal roteiro turístico do Carnaval. De acordo com o Uol, o encontro foi proposto pela prefeitura do Recife e neste primeiro encontro, secretários e secretárias “vão apresentar o panorama sobre o avanço dos seus planos municipais de vacinação contra a covid-19”.

A reunião é a primeira de uma série de encontros para conhecer indicadores, dados e iniciativas relacionadas ao combate à Covid-19 e construir consensos que ajudem na decisão sobre realização da festa.

Além da dúvida sobre a realização do Carnaval, algumas capitais também estão cancelando a festa de Ano Novo. Por enquanto, três cidades – Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza – decidiram recuar e não realizar mais festas e eventos para celebrar o Réveillon de 2022.