Cármen dá 5 dias para governo explicar consulta pública sobre vacinação de crianças

Ministra Cármen Lúcia deu cinco dias para o governo explicar a consulta pública aberta sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19 (Crédito: Arquivo/Agência Brasil )
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias para o governo Bolsonaro explicar a consulta pública aberta pelo Ministério da Saúde sobre a vacinação de crianças contra a covid-19. Na semana passada, o ministro da pasta, Marcelo Queiroga, disse que deve requisitar prescrição médica e a assinatura de um termo de responsabilização pelos pais que quiserem imunizar os filhos de 5 a 11 anos.
+ Bolsonaro diz que Saúde decide no dia 5 sobre vacinação de crianças
Na decisão, a ministra afirmou que omissões administrativas que posterguem medidas necessárias para garantir o direito à saúde podem gerar “efeitos gravosos” a toda a sociedade. Cármen Lúcia é relatora no STF de uma ação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) contra a consulta pública determinada pela Saúde.
“O quadro descrito na peça inicial é de inegável gravidade com evidente risco de dano à saúde e à vida de crianças e adolescentes e de toda a população, neste cenário ainda presente de enfrentamento à pandemia do coronavírus”, disse a ministra, que ressaltou o perigo das novas variantes. “Mas é certo que o que se busca e se deseja é que não se pague com vidas humanas ou comprometimento da integridade das pessoas o descaso ou desacerto comprovado e previsível de decisões estatais”, acrescentou.
O prazo de cinco dias para que o governo envie informações sobre a consulta pública, conforme a decisão de Cármen Lúcia, é improrrogável. Na sequência, definiu a ministra, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PRG) terão também cinco dias para se manifestar.
Na ação protocolada no STF, a CNTM argumentou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda a imunização de crianças e adolescentes. “Não resta dúvida, portanto, mais uma vez, de que a Presidência da República e a União Federal estão conduzindo o Brasil na contramão, colocando em risco a vida de milhares de trabalhadores, aposentados, idosos, jovens e crianças, enfim, expondo a vida de nossa população ao risco de serem contaminadas e mortas pela covid-19”, informou a confederação.
Ontem, em transmissão pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Ministério da Saúde decidirá no dia 5 de janeiro sobre a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, após um debate que será realizado no dia 4. “Não entendo essa gana por vacina”, declarou o chefe do Executivo.
Bolsonaro também disse que a Justiça não pode interferir nesse assunto. “Um juiz decidir sobre vacinação da minha filha? Tá de brincadeira comigo?”, criticou o presidente. O mandatário já repetiu diversas vezes que não vai vacinar a filha Laura, de 11 anos.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
Anvisa anvisa autoriza Vacinação crianças boletim escola Bolsonaro consulta pública consulta pública da vacina covid consulta pública da vacina covid infantil consulta pública da vacina infantil consulta pública da vacina infantil link consulta pública da vacina infantil ministerio da saude consulta publica vacina acwy consulta pública vacina covid coronavírus crianças decisão Fiocruz governo nota técnica paralisia infantil vacina covid saúde secretária Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 ministério da saúde nota técnica contraria governo STF tjgo consulta pública vacina vacina crianças Secretaria contraria governo vacina infantil covid anvisa vacina infantil covid brasil vacina infantil covid calendario vacina infantil covid eua vacina infantil covid mundo vacinação Vacinação crianças Vacinação crianças 2ª dose Vacinação crianças a partir de que idade Vacinação crianças doses Vacinação crianças eficácia Vacinação crianças Idade Vacinação crianças imunidade Vacinação crianças postos Vacinação crianças Qual vacina Vacinação crianças Quando começa Vacinação crianças são Paulo vacinação infantil contra covid vacinação infantil covid vacinação infantil covid brasil vacinação infantil covid sp