23/01/2013 - 21:00
Aquisição
A conferir: o Carlyle, um dos maiores fundos de private equity do mundo, com US$ 156 bilhões de dólares sob gestão, estaria trabalhando a quatro mãos com o empresário Michel Klein para adquirir o controle da Viavarejo, o braço de eletrodomésticos do Pão de Açúcar. A ideia do Carlyle é manter Klein no comando dos negócios, aproveitando sua experiência à frente da Casas Bahia. Até agora, o grupo, que controla ou detém participações minoritárias em empresas como Tok&Stok, PBKids, RiHappy e CVC, investiu US$ 1,7 bilhão no País. Procurado, o Carlyle, não confirmou nem desmentiu a informação.
Corinthians
It’s us, brother
A rede de escolas de idiomas Fisk quer conquistar as massas. A empresa renovou, por mais um ano, a parceria com o Corinthians para estampar sua marca nas camisas do time. Ao mesmo tempo, a Fisk quer abrir 50 unidades em 2013, aumentando em 10% o número de alunos. Hoje, ela possui 31 escolas próprias e 971 franquias no Brasil e lá fora.
Turismo
Cachimbo da paz
Está prestes a ser fumado o cachimbo da paz entre os empresários do turismo e o presidente da Embratur, deputado Flávio Dino. Eles têm encontro marcado na terça-feira 22, em Brasília, numa reunião do Fórum Nacional de Turismo (Fenatur). Os empresários criticavam Dino por ter reduzido, e até mesmo cancelado, a participação brasileira em importantes feiras internacionais do setor, na Itália, na França e em Portugal, no ano passado. Para Dino, era mais importante promover campanhas publicitárias voltadas para o grande público do que investir em eventos do trade.
A chuva apaga o apagão
Têxtil
A marca do brasão
A Haco, da família Lowndes, de Blumenau (SC), fará os brasões das batinas dos padres e bispos que virão ao Rio de Janeiro neste ano para a Jornada Mundial da Juventude. Trata-se do maior evento da Igreja Católica, que vai reunir 2,5 milhões de pessoas. A encomenda deve ajudar a Haco a crescer 30% neste ano, em relação aos R$ 150 milhões, de 2012. A empresa domina o mercado de identificação brasileiro, com cerca de 70% de participação na produção de inscrições e etiquetas para as marcas de vestuário.
Promoção comercial
Indy esquenta os motores
Criado em 2009, o Projeto Fórmula Indy, da Apex-Brasil, entra em sua quinta edição nos dias 23 e 24 de março, no circuito de Saint Petersburg, no Estado americano da Flórida. Na ocasião, empresas brasileiras dos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, moda, tecnologia e saúde terão encontros de negócios com compradores estrangeiros, no espaço montado pela agência no circuito. A etapa brasileira, patrocinada pela Band, está marcada para os dias 4 e 5 de maio, na Marginal do Rio Tietê, em São Paulo. Segundo a Apex, o projeto gerou US$ 1,1 bilhão em exportações para o País, na edição do ano passado.
Curtas
A AES Eletropaulo contratou a Enfil para recuperar e descontaminar uma área de 100 mil m2, no bairro do Cambuci, na capital paulista. O terreno, utilizado no século passado para a manutenção de bondes e equipamentos elétricos, será destinado a empreendimentos imobiliários.
A rede IceMellow, de sorvetes e sobremesas especiais, fechou 2012 com um faturamento de R$ 23 milhões. Para este ano, a previsão da empresa, que deverá inaugurar quatro lojas no primeiro semestre, é crescer 20% nas receitas.
Colaboraram: Carlos Eduardo Valim e Rodrigo Caetano