A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde deste sábado (5). De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura da capital, o alerta foi emitido às 15h para a Zona Leste e às 15h25 para as demais regiões da cidade.

Alguns bairros, como Morumbi, registraram queda de granizo. Também foram verificadas quedas de energia elétrica na região. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, uma forte ventania derrubou galhos e árvores.

+ Sobe para 233 número de mortos pelas chuvas de fevereiro em Petrópolis

De acordo com o g1, o Estádio do Morumbi, onde ocorre um jogo entre Corinthians e São Paulo, houve granizo e a energia caiu. O gramado ficou repleto de pedras de gelo. O jogo atrasou alguns minutos e teve início depois que e energia foi reestabelecida.

Próximos dias

As simulações atmosféricas mais recentes indicam que a próxima semana também será marcada por temporais típicos de verão, que ocorrem principalmente durante as tardes, por conta do ar quente e úmido sobre a região, conforme o CGE. Essa condição mantém as temperaturas acima dos 30°C, que combinada com a chegada da brisa marítima no final das tardes gera nuvens carregadas que provocam chuva forte.

O domingo (6) também segue a tendência dos dias anteriores, ou seja, condições típicas de verão. Madrugada de céu nublado e termômetros em média na casa dos 19°C. A sensação de tempo abafado persiste no decorrer do dia com a temperatura máxima atingindo os 32°C e taxas de umidade do ar entre 35% e 90%. O calor e a chegada da brisa marítima a partir do meio da tarde geram condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva com intensidade entre moderada a forte em alguns momentos.

Na segunda-feira (7) o cenário atmosférico não se altera. Madrugada com sensação de tempo abafado, termômetros em média na casa dos 20°C e céu nublado. O predomínio de sol entre poucas nuvens a partir das primeiras horas da manhã faz a temperatura subir até nos 32°C nas horas mais quentes do dia. As taxas mínimas de umidade do ar ficam acima dos 33%. Os temporais, acompanhados de raios e rajadas de vento retornam entre o meio e o fim da tarde, elevando o potencial para a formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos.