Segundo dia de uma sequência de dias gelados em parte do Brasil, esta quinta-feira (19) promete seguir com as temperaturas baixas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Distrito Federal bateram recordes de frio entre ontem (18) e hoje: no Rio, às 4h, a Vila Militar marcou 11,5 graus, recorde para o ano; em Minas foram registrados 4,4 graus entre 6h e 7h, sendo que às 4h a sensação térmica era de -11,6°. Goiânia marcou 5 graus, mais baixa para o mês em 60 anos.

No Distrito Federal, hoje já é o dia mais frio da história, com os termômetros marcando 1,4 graus. O registro anterior era de julho de 1975, quando o Plano Piloto chegou a 1,6 graus.

+ Por que a temperatura não define o frio que sentimos? Entenda a sensação térmica

Em São Paulo, a madrugada foi a mais fria do ano, com 6,6 graus.

Frio nos próximos dias

Pelas previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio deve seguir até o dia 22 de maio devido ao deslocamento da massa de ar polar, que coincide com a passagem de um ciclone extratropical. Com a umidade, a possibilidade de eventos incomuns, como “chuva congelante” e queda de neve, pode acontecer em algumas regiões.