A Caoa poderá importar com exclusividade e produzir os veículos da marca Hyundai no Brasil por mais dez anos. A decisão é de um tribunal arbitral em Frankfurt, na Alemanha, que deu parecer favorável à manutenção do contrato.

Com a manutenção da parceria, além da importação de novos carros da marca para o Brasil, vai consolidar também o desenvolvimento de tecnologias e a possibilidade da produção local de mais veículos da Hyundai.

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Vale destacar que a disputa entre a Caoa e a Hyundai começou em abril de 2018, conforme o Estadão, e o motivo foi o rompimento, pela Hyundai Motors, do contrato que garantia à empresa brasileira o direito de importar e fabricar veículos da sul-coreana por 20 anos.

Uma cláusula contratual previa renovação automática ao fim dos dez primeiros anos. O prazo venceu no dia 30 de abril de 2018. Porém, em 12 de abril a Hyundai enviou carta à Caoa cancelando o acordo de forma unilateral.

Começou, então, uma longa disputa entre as partes e, conforme previsto no documento firmado com a Hyundai para casos de litígio, a Caoa pediu que a arbitragem da disputa fosse feita por um tribunal de Frankfurt e a decisão saiu agora.

Com isso, a Caoa mantém no Brasil a exclusividade para importar veículos da Hyundai feitos na Coreia do Sul – modelos como o utilitário-esportivo Santa Fe e o sedã Elantra, entre outros, conforme o Estadão. E fabrica ainda os SUVs ix35 e Tucson na planta de Anápolis (GO) e o caminhão HR.

Já a Hyundai Motor Brasil fabrica a linha HB20 e o SUV compacto Creta, ambos na planta da empresa em Piracicaba, no interior de São Paulo.