Tecnologia

Canetada digital

Fabricante japonesa de mesas digitalizadoras, Wacom registra 47% de aumento em seu faturamento no mercado brasileiro.

Crédito: Divulgação

QUALIDADE DE CINEMA Filme do homem-aranha que ganhou o Oscar em 2019 foi todo feito com produtos da Wacom. (Crédito: Divulgação)

A animação Homem-Aranha no Aranhaverso, produção de 2018, surpreendeu os fãs com o roteiro dinâmico e as mensagens de inclusão e representatividade. No lugar de Peter Parker, o herói é o jovem negro Miles Morales. A coprodução da Marvel, Sony e Columbia Pictures também se destacou pelo visual. Cores fortes e traços diferenciados fizeram os olhos dos espectadores grudarem na tela. O design que levou o filme a ganhar o Oscar de Melhor Animação em 2019 foi feito com equipamentos Wacom, fabricante japonesa líder em mesas digitalizadoras e tablets com canetas digitais. A empresa comemora dez anos de atuação no Brasil com crescimento de 47% em seu faturamento local em 2020, em comparação com o ano anterior.

Atualmente, o País é responsável por 35% das vendas da América Latina. A empresa tem trabalhado novas ações e parcerias no setor educacional para aproveitar as oportunidades que surgiram a partir do aumento do home office e das aulas on-line. “Avançamos graças ao mercado educacional”, afirmou Robson Fernandes, diretor da Wacom Brasil, responsável por toda operação nacional. “Surfamos na onda de as pessoas terem seus escritórios em casa, desde os criadores profissionais, até professores e alunos.”

Divulgação

“Avançamos graças ao mercado educacional. Surfamos na onda de as pessoas terem seus escritórios em casa”Robson Fernandes diretor da Wacom Malorper.

Os números consolidados do mercado brasileiro não são divulgados. A marca, principal no setor criativo mundial de ilustrações, animações e design, registrou receita global de quase US$ 1 bilhão ano passado, 23% superior a 2019. Por aqui, o carro-chefe é a mesa digitalizadora CTL 472. Item de entrada (R$ 350, em média) para desenhar e editar fotografias com caneta digital. É um dos cerca de 40 produtos à disposição no mercado brasileiro, distribuídos por quatro parceiros e vendidos por 28 e-commerces, entre eles Amazon, Americanas, Kabum, Kalunga, Magalu, Submarino e Wacom Store.

Para crescer, a operação brasileira aposta em novidades que chegam ao País no início de 2022 e em dois projetos. Um é o We Are One, que oferece benefícios para o parceiro, tanto na loja off-line como no e-commerce. Esse programa também visa identificar mais parceiros potenciais. O outro é o Projeto Professor Digital, plataforma educacional de consultoria on-line onde são compartilhadas experiências usando os produtos Wacom que facilitam o ensino. São oferecidos webinars com especialistas, que expõem técnicas para produção de conteúdos criativos. Para, quem sabe, surgir outros profissionais que vencerão o Oscar usando as mesas digitalizadoras da empresa, diante de uma concorrência antiga e eficiente: lápis e papel.