O candidato de centro na eleição presidencial francesa, Emmanuel Macron, recebeu nesta quarta-feira o apoio de um peso pesado da esquerda, o ex-prefeito socialista de Paris Bertrand Delanoe.

Delanoe, prefeito da capital francesa entre 2001 e 2014, anunciou o apoio a Macron em uma entrevista à rádio France Inter, em detrimento do candidato do Partido Socialista (PS), Benoit Hamon, vencedor das primárias da esquerda.

“O candidato que mais se aproxima de minhas convicções de socialista, reformista, europeu e realista é Emmanuel Macron”, disse Delanoe.

Ao apoiar o ex-ministro da Economia do presidente François Hollande, de 39 anos, Delanoe afirmou que pretende “dar o máximo de força ao candidato que pode derrotar (Marine) Le Pen”, líder da Frente Nacional.

O ex-prefeito de Paris chamou o programa de Hamon, da ala mais à esquerda do PS, de “perigoso”, por considerá-lo radical.

Macron – segundo nas pesquisas, atrás de Le Pen – está reunindo apoio de diversas tendências políticas, assim como da sociedade civil. Apesar de ter integrado o governo socialista, não é membro do PS. Ele afirma que não é “nem de esquerda, nem de direita”.

O primeiro turno da eleição presidencial francesa acontecerá no dia 23 de abril e o segundo, com os dois candidatos mais votados, em 7 de maio.