Por David Ljunggren

OTTAWA (Reuters) – O Canadá autorizou o uso da vacina contra Covid-19 da Pfizer para crianças de 12 a 15 anos, sendo o primeiro país do mundo a permitir a imunização dessa faixa etária, informou o Ministério da Saúde canadense nesta quarta-feira.

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) deve adotar uma medida semelhante “muito em breve”, disseram autoridades de saúde norte-americanas.

+ Chanceleres do G7 trabalharão para expandir produção de vacinas contra a Covid-19
+ Covid-19: SP anuncia vacinação para grávidas e pessoas com deficiência

Supriya Sharma, conselheira sênior do Ministério da Saúde federal canadense, disse que a vacina da Pfizer, produzida com a parceira alemã BioNTech, é segura e eficaz na faixa etária mais jovem.

“Estamos começando a ver a luz no fim do túnel”, disse ela em uma entrevista coletiva.

Separadamente, autoridades relataram a terceira morte de um canadense em decorrência de um problema de coagulação raro depois de receber a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca. O homem de cerca de 60 anos vivia na província de New Brunswick.

Jennifer Russell, principal autoridade médica de New Brunswick, disse que a província continuará usando a vacina da AstraZeneca. Alberta relatou uma morte de coagulação na terça-feira, e o Québec anunciou uma no dia 27 de abril.

“Haverá casos raros em que ocorrerá uma trombose. Entretanto, os riscos continuam mínimos quando comparados aos riscos, complicações e consequências em potencial da Covid-19”, disse Russell aos repórteres.

Cerca de 20% dos 1.249.950 casos de Covid-19 do Canadá foram relatados em pessoas de menos de 19 anos, e o país registra 24.396 mortes.

(Reportagem adicional da Allison Martell em Toronto)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH4416Z-BASEIMAGE