Agronegócio

Cana/Unica: área colhida até outubro no Centro-Sul é a maior das últimas 5 safras

São Paulo, 23/11 – O Centro-Sul do Pai colheu na safra atual, até outubro, 7,099 milhões de hectares de cana-de-açúcar, aumento de 1,2% na comparação com o ciclo anterior, de acordo com o relatório Cana Zoom, produzido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e parceiros. “Trata-se do maior avanço na área colhida das últimas cinco safras, favorecido pelo aproveitamento do tempo acima da média”, diz comunicado da entidade.

O processamento de cana na região chegou a 565,92 milhões de toneladas até o fim de outubro, 3,7% a mais do que em 2019/20, e o Açúcar Total Recuperável (ATR) ficou em 144,9 kg/tonelada, avanço anual de 4,3%. A concentração de açúcar se deve, em parte, ao tempo seco na região, que favorece também a colheita – o aproveitamento do tempo nesta safra está em 87,2%, maior nível desde 2008/2009.

O rendimento da lavoura em outubro de 2020, porém, caiu 5,3% ante 2019, para 63,4 toneladas por hectare. No acumulado da safra 2020/21, entretanto, a produtividade agrícola na região ainda avança 2,4% ante o ano anterior, a 79,6 toneladas por hectare. “Ao considerar que cerca de 90% da área disponível já foi colhida neste ano, dificilmente a queda de rendimento por hectare esperada para os próximos meses de safra por conta da seca irá reverter o aumento de produtividade no ciclo 2020/2021”, afirma, em nota, o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel