Sustentabilidade

Campus Party e Ministério da Ciência e Tecnologia lançam campanha para reciclagem de lixo eletrônico

A ação faz parte do Centro de Recondicionamento de Computadores do MCTIC e retribuirá cada doação com um ingressos para a Campus Party

Campus Party e Ministério da Ciência e Tecnologia lançam campanha para reciclagem de lixo eletrônico

A 12° edição da Campus Party São Paulo, que acontece de 12 a 17 de fevereiro, terá uma novidade inclusiva e sustentável. Em parceria com o Ministério da Tecnologia, Ciência, Inovações e Comunicações (MCTIC), o evento dará ingressos de graça para quem for até o quiosque do órgão governamental e descartar lixo eletrônico.

A ação faz parte do Centro de Recondicionamento de Computadores do MCTIC, que há 12 anos realiza um trabalho social de ensinar jovens a  recondicionar esses aparelhos para depois doá-los a Pontos de Inclusão Digital, como bibliotecas, escolas públicas e telecentros. Para conseguir o ingresso é necessário doar uma CPU, notebook, monitor, ar condicionado ou impressora, ou pelo menos quatro teclados, mouses, caixas de som, celulares ou itens pequenos de informática. Para conseguir uma credencial através do serviço, é preciso doar quatro CPUs, notebook, monitor ou impressora.

“O projeto nasceu no Ministério do Planejamento e depois foi para o MCTIC. Já realizamos esta ação na Campus Party de Brasília no ano passado, e o plano é que isso se expanda para todos os outros eventos deste tipo no Brasil”, explica Gustavo Lima, Coordenador de articulação do MCTIC. “Nós também pretendemos levar o projeto para o Greenk, evento de sustentabilidade e cultura geek, que acontecerá em São Paulo em agosto”.

Só no Brasil são gerados cerca de 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano, sendo considerado o 7° maior produtor de resíduos do mundo. A porcentagem reciclada do material depende do aparelho e estado de conservação.

A troca será feita de 13 a 16 de fevereiro, entre 10h e 18h, no stand do MCTIC, que está localizado na área Open da Campus Party, no Expo Center Norte, em São Paulo.